Bolsonaro comenta vitória do esquerdista Petro na Colômbia

Ex-guerrilheiro Gustavo Petro é o primeiro presidente de esquerda do país vizinho

Presidente Jair Bolsonaro Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

Aos apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro (PL) deu, na manhã desta segunda-feira (20), sua primeira declaração pública sobre a eleição do político de esquerda Gustavo Petro como presidente da Colômbia, anunciada neste domingo (19).

– É um ex-guerrilheiro do MIR, Movimento de Esquerda Revolucionário – disse resumidamente o chefe do Executivo, embora Petro fosse parte do grupo guerrilheiro colombiano M-19.

Bolsonaro e o Ministério das Relações Exteriores não se pronunciaram oficialmente até o momento sobre o resultado das eleições colombianas. Petro foi eleito presidente da Colômbia com margem apertada, de 50,44% dos votos válidos no segundo turno, e derrotou o populista de direita Rodolfo Hernández. O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), por sua vez, desejou mais cedo sorte ao vencedor.

Aos apoiadores presentes, Bolsonaro também comentou a declaração de Lula de que teria, em 1998, intercedido junto ao então presidente Fernando Henrique Cardoso e ao então ministro da Justiça Renan Calheiros (MDB) em favor dos sequestradores de Abílio Diniz, presos desde 1989, ano do crime.

– Deu recado aos narcotraficantes e bandidos do Brasil que estamos juntos, entenderam? – afirmou o presidente.

*AE