PT arma uma manobra para Lula escapar dos debates e Bolsonaro segue o exemplo

Lula x Bolsonaro: 3 leituras da nova pesquisa sobre a eleição 2022 - PCdoB

Charge do Amarildo (Arquivo Google)

Carlos Newton

Desde 26 de setembro de 1960, quando a rede CBS levou ao ar o primeiro confronto ao vivo entre presidenciáveis norte-americanos (o democrata John Kennedy, senador de Massachusetts, e o republicano Richard Nixon, vice-presidente em exercício), a política mudou e os debates passaram a ser fundamentais para as eleições. Houve três outros programas e um deles, pela ABC News, foi virtual, porque Kennedy estava em Nova York e Nixon em Los Angeles, e os dois foram mostrados em uma tela dividida, enquanto o moderador Bill Shadel estava em Chicago.

No primeiro debate, Nixon bobeou. Confiante nas pesquisas, que lhe davam seis pontos de vantagem em relação a Kennedy, que era menos famoso, Nixon nem quis raspar novamente a barba e recusou maquiagem. Resultado, uma imagem ruim em relação ao visual privilegiado do adversário.

DEBATES, SEMPRE – Foi uma eleição duríssima na matriz U.S.A., pois Kennedy venceu com vantagem de 112.827 votos, ou seja, apenas 0,1% do voto popular, mas conseguiu 303 votos contra 219 no Colégio Eleitoral. E desde então nunca mais houve disputas presidenciais em países democráticos sem a realização de debates.

Aqui na filial Brazil, o PT agora arma uma jogada para tirar Lula dos debates. O partido sabe que os adversários vão explorar os fatos negativos da vida pregressa de Lula, como a atuação de informante do regime militar, o enriquecimento ilícito, o mensalão, o petrolão, a contratação da amante, as românticas viagens pagas pelo poder público e tudo o mais.

Sabendo que jamais haverá entendimento entre as emissoras, o PT pediu à Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão que os veículos de comunicação se organizem em formato de pool para realizar apenas três debates nos 45 dias de campanha .

BOLSONARO, IDEM – O presidente Jair Bolsonaro também sabe que não se sairá bem nos debates. Na eleição passada, faltou aos todos eles, alegando estar se recuperando da facada desferida pelo doente mental Adélio Bispo, circunstância que não o impediu de dar longas entrevistas às TVs.

Agora, sabendo da resistência de Lula em comparecer aos debates, Bolsonaro aproveita a deixa e anuncia que somente participará se o candidato petista estiver presente. Assim, como Lula não irá a nenhum deles, Bolsonaro também estará de fora, fazendo olhar de paisagem.

Já estão marcados cinco debates, programados pelas emissoras CNN, SBT, Band, Record e Globo, em parceria com jornais, rádios e revistas, através de transmissão em várias plataformas e duração aproximada de duas horas. Mas dificilmente serão realizados.

###
P.S. –
 Como se vê, em matéria de respeito às práticas da democracia pleno, a filial Brazil continua muito aquém em relação à matriz U.S.A. Aqui, nem Lula nem Bolsonaro aceitam participar de debates. Se isso ocorresse nos EUA, os dois estariam eliminados da política, porque seriam considerados covardes e ninguém jamais votaria neles. (C.N.)