O alto escalão do Palácio do Planalto preparou uma ofensiva digital para criticar o Conselho da Petrobras pelo possível novo aumento no preço dos combustíveis, hoje. O presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus ministros buscam pressionar a direção da empresa para reverter a decisão. As informações são do Poder360.

O chefe do Executivo, os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Fábio Faria (Comunicações) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria Geral) usaram suas páginas nas mídias sociais para adotar tom ríspido contra a petroleira.

A Petrobras convocou uma reunião extraordinária com os integrantes do Conselho, ontem, em um momento no qual sobe a pressão dos investidores por reajustes nos preços dos combustíveis vendidos pela companhia, como gasolina, diesel e o gás.

Atualmente, a Petrobras vem praticando preços no mercado interno abaixo do vendido lá fora, o que, em tese, prejudica a lucratividade da empresa. Segundo dados da Abicom, associação que representa os importadores, a defasagem média no óleo diesel é de 18%. Para a gasolina, é de 14%.

Procurada pelo Poder360, a Petrobras não confirmou oficialmente o aumento. O espaço segue aberto para manifestação.

Eis o que disseram os principais integrantes do Palácio do Planalto em suas contas oficiais no Twitter:

Jair Bolsonaro: “Brasil num caos” O presidente escreveu que a Petrobras pode “mergulhar o Brasil num caos”. O chefe do Executivo se lembrou da greve dos caminhoneiros para apelar ao conselho uma reversão da medida.

Ciro Nogueira: “Basta! Chegou a hora” O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, criticou a Petrobras, ontem, diante de um possível novo reajuste nos preços dos combustíveis. “Basta! Chegou a hora. A Petrobras não é de seus diretores. É do Brasil. E não pode, por isso, continuar com tanta insensibilidade, ignorar sua função social e abandonar os brasileiros na maior crise do último século”, escreveu o ministro em seu perfil no Twitter.

Fábio Faria: “Absurdo, inaceitável!” O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que a empresa tem lucro 6 vezes maior que as petrolíferas estrangeiras. Chamou de inaceitável o possível novo aumento decidido pelo Conselho de administração da Petrobras.

Luiz Eduardo Ramos: “Petrobras, honre sua história” O ministro da Secretaria Geral disse que os brasileiros saberão “o que pensar da cia [sic] daqui por diante” se o aumento dos combustíveis for consumado. O general usou a hashtag #PetrobrasEspera para pedir à empresa mais tempo para aplicar o reajuste.

BOLSONARO X PETROBRAS

Durante sua live semanal, ontem, o presidente Jair Bolsonaro voltou a falar do lucro da estatal. “A Petrobras está rachando de dinheiro”, declarou. O chefe do Executivo acrescentou que direção da Petrobras está “complicada” porque é uma “burocracia enorme”. Em entrevista à jornalista Leda Nagle na manhã da última quarta, o presidente havia dito que a estatal vem “dando dica” de que pode aumentar novamente os preços no mercado interno. O chefe do Executivo declarou que o governo pretende fazer mudanças na gestão da companhia com a indicação de Caio Paes de Andrade para o comando da empresa. A indicação ainda precisa ser aprovada pelo Conselho. Bolsonaro já criticou o lucro da estatal em outras ocasiões.