O articulador pernambucano em Brasília

Reza a lenda que quem chega a Brasília se aproxima por essa cidade que respira poder, cultura e uma bela miscigenação de povos de todos lugares que vieram morar aqui desde sua inauguração, em 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek. O economista pernambucano, Luiz Carlos Belém, 57 anos, é uma prova de que que essa tradição continua.

Belém atua como coordenador nacional do Projeto União Brasil (que nada tem a ver com o partido presidido pelo deputado pernambucano, Luciano Bivar). e chegou há apenas noves meses em Brasília. Quem pergunta se ele quer volta, tem um enfático não como resposta.

O PUB agrega mais de 580 grupos conservadores de direita e promoveu o Encontro Democrático Nacional, que em 1º de Maio de 2021, colocou 1,4 milhão de pessoas na Av. Paulista. Esse ano foram mais de 600 mil. Ele é um dos responsável pela coordenação do evento nacional que acontecerá no próximo dia 31 de julho, em apoio ao Presidente Jair Messias Bolsonarol.

Para Belém os constantes ataques do STF ao presidente e a interferência em outros poderes, devem ser motivo de preocupação.

O evento vai pedir que as eleições aconteçam dentro de um ambiente seguro e transparente e sem a menor possibilidade de dúvidas quanto ao seu resultado. ¨A insistência do ministro Edson Fachin em negar mais transparência no processo nos deixa com a pulga atrás da orelha¨, diz.

Residindo em Brasília desde setembro, Belém é um ativista político que tem feito um trabalho de ¨bastidores¨ diferenciado.

Pré-candidato ao Senado, Gilson Machado, e Luiz Carlos Belém

Logo que chegou à capital federal, ele assumiu uma diretoria no Ministério do Turismo a convite do então Ministro Gilson Machado e, em seguida, foi convidado para coordenar o maior projeto de apoio ao presidente, o PUB. Ele me confidenciou que tem sido convidado por partidos para disputar um mandato de Deputado Federal por PE.

Nas próximas semanas, tem agenda com o presidente do partido Republicanos, Marcos Pereira e o do PL, Valdemar da Costa Neto. “Não descarto esse caminho, mas lembro que o presidente também precisa pessoas que trabalhem com ele em diversas áreas para poder. “Temos que ajudaram a transformar o país num lugar melhor para viver”, aposta o pernambucano.

Outra de suas atividades é a de influenciador digital. Atualmente com canal no YouTube e em outras redes sociais, o pernambucano tem tido grande audiência nas redes sociais.

Recentemente foi convidado pela jornalista Cristina Graeml a fazer parte do quadro Hora do Strike com o também Jornalista Bernardi, a Bárbara do canal “Te Atualizei” e o Gustavo Gayer, todos figuras de renome na mídia nacional ligada ao “bolsonarismo”.

Belém disse ainda que seu trabalho está alinhado com o presidente, e que, apesar de todas as dificuldades identificadas, está certo da reeleição: ¨Bolsonaro é uma pessoa determinada, a pressão que ele sofre é desumana e ele impressiona. O que a mídia fala sobre ele não condiz com a pessoa que conheço; ele não faz personagem e é muito bom trabalhar com pessoas assim¨, finaliza.