PT organiza encontros com Lula para arrecadar dinheiro

Da Folha de S. Paulo

Um grupo de empresários, advogados e profissionais autônomos está organizando um jantar em torno do ex-presidente Lula (PT) com ingressos que variam de R$ 3 mil a R$ 20 mil. O assunto está sendo mantido sob sigilo, mas algumas pessoas já receberam convites e se dispuseram a apoiar o evento, que deve reunir em torno de cem pessoas.

No encontro, Lula pretende debater as ideias para um eventual futuro governo, caso ele vença as eleições de outubro. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, candidato a vice na chapa de Lula, deve comparecer. A data ainda não está fechada, mas o mais provável é que o jantar ocorra no fim do mês.

O total arrecadado será doado ao PT, já que a campanha eleitoral ainda não começou oficialmente. E todas as despesas de pré-campanha estão pagas pelo partido. O tesoureiro do PT, Márcio Macêdo, vai contabilizar os recursos que serão doados pelo grupo.

Lula quer manter pontes com empresários, banqueiros e economistas

O próprio partido já vinha enviando emissários para conversar com representantes do PIB. A presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, e os ex-ministros Aloizio Mercadante e Alexandre Padilha, hoje deputado federal, já tiveram encontros para dialogar sobre o que Lula poderá fazer na economia, caso seja eleito.

Segundo um dos interlocutores de Lula que mantém pontes com empresários, banqueiros e economistas ligados a eles, a impressão é de que o grupo ainda é majoritariamente bolsonarista. O entusiasmo público com Jair Bolsonaro, no entanto, tem diminuído por causa das investidas consideradas golpistas do presidente que, atrás nas pesquisas, segue colocando em dúvida o já testado sistema eleitoral brasileiro.

A possibilidade de Bolsonaro conturbar o país ao colocar em dúvida o resultado das eleições assustaria parte do empresariado, já que a turbulência que poderá ser gerada pelas falas e iniciativas dele diante de uma derrota afetaria diretamente seus negócios —inclusive derrubando os papéis do país e das empresas no exterior.