O deputado federal Túlio Gadêlha (REDE-PE) solicitou à Câmara Federal a criação de uma Comissão Externa Temporária para que os parlamentares da casa possam se debruçar sobre a grave situação que Pernambuco passa devido às fortes chuvas dos últimos dias. A Comissão deve propor medidas emergenciais para tentar minimizar os impactos causados pelas chuvas e formular políticas públicas com o escopo de evitar tragédias da mesma natureza.

Na manhã de hoje, a Defesa Civil Nacional atualizou para 84 o número de óbitos em decorrência das fortes precipitações. Até o momento, 14 municípios encontram-se em situação de emergência, em meio a 63 outros que estão sob monitoramento. Há, ainda, mais de 4 mil desabrigados em pontos de apoio localizados próximos às regiões afetadas.

Além disso, no fim de semana, foi sugerida a abertura de um crédito extraordinário no valor de R$ 500 milhões em favor de Pernambuco para socorro às vítimas das chuvas que assolam o Estado. O Governo Federal, inclusive, já anunciou o repasse.

O que os pernambucanos vêm passando devido às fortes chuvas, para o parlamentar, é consequência da falta de vontade política de se resolver um problema que se repete há quase duas décadas no Recife e Região Metropolitana. “Não foi falta de alerta. Em 16 anos de PSB nunca vimos um plano preventivo para alagamentos na Região Metropolitana do Recife. Um projeto de rede de drenagem pluvial eficiente poderia evitar enchentes, desmoronamentos e mortes. Esses anos todos só vimos crescer prédios, palafitas e desigualdades, sem nenhum cuidado com um plano de desenvolvimento sustentável para Pernambuco. Concreto não é esponja. A conta chegou e vai  continuar chegando ainda mais cara a cada ano”, criticou Gadêlha.

Para o deputado federal, neste momento emergencial, é mais do que necessária a adoção de medidas que viabilizem recursos para realocar essas pessoas para áreas seguras, para a realização de monitoramentos, bem como para ações de reurbanização, além de todo apoio social às comunidades afetadas. “O estudo que realizaremos nesta comissão precisará ter como eixo principal as possibilidades de desenvolvermos políticas públicas sustentáveis para o futuro de Pernambuco. Já o repasse de verba, já autorizado pelo Governo Federal viabilizará ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais no nosso Estado”, explicou.