PRIMEIRA MOSTRAGEM. Por CLAUDEMIR GOMES

Por CLAUDEMIR GOMES

A nona rodada do Brasileiro da Série B começou a ser disputada na segunda-feira, e somente será concluída no domingo. O espaço entre os jogos cria uma expectativa nos torcedores em relação a combinação dos resultados. Reação natural nas competições de tiro longo, principalmente quando elas são marcadas pelo equilíbrio de forças.

Sport e Náutico já disputaram os seus jogos nesta nona rodada. A derrota – 1×0 – do time rubro-negro para o CRB pode lhe custar a saída do G4, cobiçado grupo formado pelos clubes que terão acesso à Série A, no final da competição. Por outro lado, o empate se gols do time alvirrubro, com o Ituano, pode lhe colocar na zona de rebaixamento. Naturalmente que, o posicionamento dos times na tabela de classificação somente será definido com a conclusão da rodada.

Ainda restam 29 rodadas para serem disputadas, fato que torna qualquer prognóstico sobre o futuro dos clubes prematuro. Contudo, é importante ficar atento para o que o mestre, José Joaquim Pinto de Azevedo, chama de “formação da tendência”. Os resultados apresentados até o momento atestam a consistência de dois times: Cruzeiro e Vasco. Bahia, Sport e Grêmio se colocaram na briga por uma vaga, mas ainda buscam uma regularidade na disputa.

Com exceção do Novorizontino, que vem descrevendo boa campanha, os outros cinco clubes que no momento brigam pelo acesso – Cruzeiro, Vasco, Grêmio, Bahia e Sport – têm em seus currículos títulos de Campeão Brasileiro da Série A. Embora alguns analistas defendam a tese de que, hoje em dia o “peso” da camisa não interfira mais na disputa, sigo considerando que se trata de um “escudo” a ser respeitado.

Naturalmente que a tradição não vai assegurar o acesso de nenhum clube, entretanto, numa dividida ela pode funcionar como ponto de desequilíbrio. Mas para que isto aconteça é preciso que o time, ou o grupo, esteja à altura do desafio.

E é por não acreditar que os times estão à altura do desafio, que as torcidas de Sport e Náutico se mostram a beira de um ataque de nervos. Sem vencer há cinco partidas, os alvirrubros que tiveram um alento com duas vitórias, quando da chegada do técnico Roberto Fernandes, começaram a enxergar mais além, ou seja, que as limitações do grupo não se restringiam ao comando técnico.

O futebol apresentado pelo time do Sport nunca convenceu aos torcedores. O técnico Gilmar Dal Pozzo é uma unanimidade negativa, ou seja, nove entre dez leoninos querem sua saída, em que pese os resultados positivos que contabilizou.

A tendência é que, a partir da décima rodada, com a maioria dos clubes já tendo definido seus elencos, os grupos começam a ser definidos: os que brigarão pelo acesso; os que lutarão pela manutenção e os que tentarão escapar do rebaixamento. As metas são definidas de acordo com o tamanho dos elencos que foram montados pelos clubes.

Obviamente que surpresas sempre acontecerão. Afinal, no “futebol não existe verdade absoluta”, como nos ensina o mestre, Lenivaldo Aragão.