A reunião da executiva do PSDB que estava marcada para hoje foi cancelada e remarcada para o dia 2 de junho. É um sinal de que a renúncia, ontem, do ex-governador de São Paulo João Doria da sua candidatura à Presidência não resolveu o problema interno do partido. As informações são do Congresso em Foco.

Depois do gesto de Doria, iniciou-se um movimento de parte do PSDB não no sentido de apoiar, como se esperava, a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) como nome único da chamada terceira via, formada pelo PSDB, MDB e Cidadania, mas para ressuscitar a candidatura do ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, que foi derrotado por Doria nas prévias do partido.

Em uma nota, o líder do PSDB na Câmara, Adolfo Viana (BA), argumentou que o adiamento se deu porque a reunião iria contar com a presença de Doria e seria destinada a tratar das deliberações tomadas junto com Cidadania e o MDB nos últimos dias. “Após o gesto de grandeza de Doria, esta reunião se tornou inócua naturalmente”.

Mas, na verdade, esse não era o roteiro anunciado antes pelo PSDB. O presidente do partido. Bruno Araújo, e os líderes do partido na Câmara e no Senado, Adolfo Viana (BA) e Izalci Lucas (DF) iriam hoje, como foram, a Doria para convencê-lo a desistir da sua candidatura. Na sequência, a ideia era que fosse, então, anunciado o apoio a Simone Tebet.