Primeira travessia aérea do Atlântico Sul ganha exposição por meio de parceria entre Fundaj e Gabinete Português de Leitura

“Travessia – 100 anos de uma epopeia nos céus do Atlântico Sul” será inaugurada na próxima quinta-feira (26), homenageando os aeronautas Gago Coutinho e Sacadura Cabral

Uma parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco e o Gabinete Português de Leitura de Pernambuco foi realizada para celebrar uma histórica parceria entre Brasil e Portugal que completa 100 anos neste 2022. A travessia aérea do Atlântico Sul, realizada pelos aeronautas portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, é o tema da exposição “Travessia – 100 anos de uma epopeia nos céus do Atlântico Sul”, inaugurada na próxima quinta-feira (26) na sede do Gabinete. Nessa iniciativa, que é uma primeira etapa de um projeto maior realizado no final do ano, é focada na passagem pelo Recife da dupla, um dos pontos de parada da travessia que foi de Lisboa ao Rio de Janeiro entre março e junho de 1922.

A exposição conta com materiais do acervo do Gabinete, incluindo um cabeçote original da aeronave, fotos de jornal e uma réplica do avião. A montagem da exposição contou com trabalhos técnicos de servidores da Fundaj. Já no final do ano, a versão completa da exposição aportará na Fundação Joaquim Nabuco, de onde também seguirá para outros estados do país. “Historicamente, a Fundaj sempre foi muito feliz em criar pontes com outras instituições que realizam um trabalho sério de fortalecimento cultural do país. Esta iniciativa, junto ao Gabinete Português de Leitura é mais uma prova disso e, como de costume, gerará ricos frutos para todos”, afirma Antônio Campos, presidente da Fundaj.

A exposição será aberta às 17h. Pouco antes, serão depositadas flores no monumento em homenagem aos aeronautas, localizado na Praça 17, no bairro de Santo Antônio. “O Gabinete é uma instituição voltada para promover a cultura, que busca abrir cada vez mais as portas para a sociedade pernambucana. Para isso, precisamos de estrutura, algo que esse convênio com uma instituição da seriedade da Fundaj é capaz de oferecer, fortalecendo nosso desejo de nos consolidarmos como um equipamento cultural que oferece não só nossa importante biblioteca, mas também diversos eventos. É uma troca cultural muito frutífera para os dois lados”, diz Celso Stamford, presidente do Gabinete.

Neste primeiro momento, será celebrado o recorte recifense da empreitada pioneira dos ousados aeronautas portugueses, com a junção de outros momentos da expedição na exposição final, realizada na Fundaj. “Quando eles passaram pelo Recife, havia muita espera das pessoas daqui e foram muito aclamados. O Sacadura pensou nessa viagem justamente como uma forma de estreitar os laços entre os dois países, no ano do centenário da Independência, com apoio das Marinhas do Brasil e de Portugal. Eles passaram por várias cidades e nossa coleção será complementada por peças que virão do Rio de Janeiro e de Salvador, cada uma trazendo uma parte diferente da travessia”, conclui Maria Lencastre, diretora-cultural do Gabinete.

Serviço:
16h – Deposição de uma coroa de flores no monumento em homenagem aos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral
Local: Praça 17, Rua Martins de Barros, Santo Antônio

17h – Abertura da Exposição “Travessia – 100 anos de uma epopeia nos céus do Atlântico Sul”, com palestra do Comandante da expedição José Mesquita com o tema: “Salvem os Oceanos – Salvem a Humanidade”; e apresentação de frevo.
Local: Gabinete Português de Leitura, Rua do Imperador Dom Pedro II, 290, Santo Antônio