Fundação Joaquim Nabuco promove o projeto “Visita Acessível”

As atividades de acessibilidade comunicacional contemplam o Muhne, Cinemateca Pernambucana e o Cinema do Museu

Acessibilidade colocada em prática em suas diferentes formas. Esse é o foco do projeto “Visita Acessível”, promovido pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), na próxima quinta-feira (26), dia em que, pela primeira vez, serão realizadas, no campus Casa Forte, atividades de acessibilidade comunicacional ao público com deficiência sensorial conectadas, nos três equipamentos culturais: Museu do Homem do Nordeste, Cinemateca Pernambucana e Cinema do Museu.

“Muito mais importante do que ser a primeira vez desta ação, é destacar que ela será contínua. O Cinema e o Museu estão cada vez mais se organizando para serem espaços de interesse desse público. Por isso, nossas ações estão empenhadas no alcance e permanência deles, visitando esses espaços. São ações como estas que trazem o processo da humanização para o espaço público”, explica a Coordenadora de Ações Educativas e Comunitárias do Muhne, Edna Silva.

Às 13h30, o Muhne receberá a visita dos grupos do Centro de Atendimento Educacional Especializado do Recife (CAEER) e do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP). O circuito contará com audiodescrição no jardim do Muhne e interação tátil com cerca de 20 peças do acervo disponibilizadas para pessoas com baixa visão. No mesmo horário, a Cinemateca Pernambucana receberá a visita do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAS), com mediação em Libras à exposição fixa e aos ambientes da Cinemateca.

Após estas atividades, os três grupos (CAEER, CAP e CAS) vão participar da Sessão Aluminar, às 14h, no Cinema da Fundação, na sala do Museu. O filme escolhido foi “Colegas”, de Marcelo Galvão. A sessão será adaptada com audiodescrição, Libras e legenda para Surdos e Ensurdecidos.

“Essa rota acessível entre o Muhne, a Cinemateca Pernambucana e o Cinema da Fundação, vai permitir que pessoas cegas e surdas possam conhecer e fruir os espaços com mais autonomia e independência. Acredito que essa ação marca o início de uma oferta de visitação mais acessível e integrada entre os espaços da Fundaj, para os diversos tipos de público”, declara o chefe da Divisão de Acessibilidade do Cinema e da Cinemateca Pernambucana da Fundaj, Túlio Rodrigues.

Confiram a programação da Visita Acessível.

13h30 – Visita ao Museu do Homem do Nordeste
Grupos: CAEER (deficiência intelectual) e CAP (deficiência visual)
Visita com audiodescrição ao jardim e interação tátil com peças do acervo.

13h30 – Visita à Cinemateca Pernambucana
Grupo: CAS (deficiência auditiva)
Visita com mediação em Libras à exposição fixa e aos ambientes da cinemateca.

14h – Sessão Alumiar – Cinema do Museu
Grupos: CAEER, CAP e CAS
Filme: “Colegas”, de Marcelo Galvão.

Stallone, Aninha e Márcio são grandes amigos e vivem juntos em um instituto para pessoas com síndrome de Down. Um dia, inspirados pelos filmes que assistem na videoteca local, resolvem fugir para realizar seus sonhos, roubando o carro do jardineiro.

Sessão com Audiodescrição, Língua Brasileira de Sinais e Legenda para Surdos e Ensurdecidos