Entenda a nova estratégia de Jair Bolsonaro com essas ações contra Alexandre de Moraes

TRIBUNA DA INTERNET | Importantes informações para entender a guerra entre  o Supremo e o presidente

Charge do Zé Dassilva (NSC Total)

Bela Megale
O Globo

As ações apresentadas por Bolsonaro contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes fazem parte de uma estratégia traçada pelo entorno do presidente para que ele “fale menos e aja mais”.

O plano é que Bolsonaro troque o bate-boca e ataques públicos aos magistrados (em especial, Moraes) por manifestações na Justiça. Além dos pedidos de investigação apresentados ao Supremo e à Procuradoria-Geral da República (PGR), Bolsonaro se prepara para levar as mesmas acusações contra Moraes a tribunais internacionais.

EFEITO POLÍTICO – No governo não há a expectativa de que essas ações tenham efeitos práticos, mas a avaliação é que, com elas, Bolsonaro siga abastecendo sua claque e “compre menos desgaste”.

O caso do deputado Daniel Silveira foi apresentado a Bolsonaro como exemplo para estimulá-lo a brigar na Justiça e não na arena pública. A conclusão é que a edição do indulto do deputado teve efeito prático maior do que qualquer ofensa proferida pelo presidente contra os magistrados.

No STF, a investida do presidente contra o ministro foi vista como “mais um factoide criado” por Bolsonaro para desviar o foco de problemas de seu governo, como a agenda econômica negativa, incluindo inflação recorde.