Um dos corredores do Hospital da Restauração, na área central do Recife, foi tomado por água suja e com mau cheiro. Funcionários, que pediram para não ser identificados, relataram que um cano no teto, que parecia ser de esgoto, estourou. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o problema aconteceu ontem e foi resolvido rapidamente. As informações são do portal G1/PE.

No começo do mês, placas de gesso que compõem o forro do teto do hospital desabaram e a água de um cano estourado atingiu pacientes da unidade de saúde, que é a maior da rede pública do estado.

Dessa vez, segundo os funcionários, ninguém foi atingido. “O teto do corredor de acesso à emergência clínica desabou por causa de um cano de esgoto. Era água suja, com odor forte de esgoto. A sorte foi que não atingiu nenhum paciente, tivemos que puxar as macas correndo”, relatou um dos trabalhadores.

“Fui olhar um paciente que estava lá em uma maca no corredor no chão, o cheiro estava péssimo. Tiveram que tirar todo mundo de perto”, contou outro funcionário.

Em nota, a SES disse que ocorreu uma obstrução na tubulação por onde escoava água de ralos e pias, que “provocou um refluxo na rede hidráulica”. O alagamento, de acordo com a secretaria, ocorreu porque a equipe de manutenção da unidade precisou abrir o cano para tirar a obstrução.

“O incidente ocorreu no corredor do setor de transportes da unidade, ou seja, em um local não assistencial, onde não estavam pacientes”, informou a SES.

Os trabalhadores ouvidos pelo g1 relataram que, embora no trecho não tivesse pacientes, o corredor que dava acesso ao local tinha pessoas. “Tem pacientes que ficam em macas, esses tiveram que ser tirados por conta do cheiro”, relatou.

A secretaria afirmou que os reparos foram realizados em cerca de 15 minutos e o local também foi imediatamente higienizado. Ainda segundo a SES, a obstrução que gerou o transtorno foi causada “por uma peça de hotelaria hospitalar descartada de forma inadequada”.

A SES também informou que deve lançar em breve o edital de licitação para reforma do Hospital da Restauração, que é a maior unidade de saúde do estado. “As obras, no valor de R$ 9,1 milhões, contemplarão, entre outros, a revisão e recuperação de toda a rede elétrica e hidráulica”, relatou.