Prestes a fazer 60, Cristiana Oliveira fala sobre envelhecimento: ‘Tive muito medo’

Cristiana Oliveira — Foto: Reprodução/Instagram
Cristiana Oliveira — Foto: Reprodução/Instagram

Por Yasmin Setubal — Rio de Janeiro

Intérprete de Juma Marruá na edição original de “Pantanal”, Cristiana Oliveira traça um panorama das cenas de nudez entre as duas versões da trama. Segundo a atriz, a novela de 1990 se preocupava mais em exibir os corpos nus, tanta pelo contexto, de ser algo ligado à natureza, quanto pela audiência também.

“É uma novela de atmosfera sensual, mas, talvez, seja a sensualidade mais bonita que exista, porque não é forçada, tem a ver com a natureza. Acho que da primeira vez, as cenas de nudez e essa sensualidade formais mais exploradas a título de audiência. Agora, não precisa mais disso. A sensualidade está nos movimentos das cenas, não precisa de nudez. Mas, na época, o pensamento era outro, a nudez era uma ferramenta para atrair audiência”, opina a atriz, prestes a fazer 60 anos.

Cristiana Oliveira atualmente e como Juma Marruá na primeira versão de "Pantana" — Foto: Reprodução/Instagram e Divulgação

Cristiana Oliveira atualmente e como Juma Marruá na primeira versão de “Pantana” — Foto: Reprodução/Instagram e Divulgação

Ela ainda comenta sobre o sentimento de precisar se despir frente às câmeras e como era sua autoestima na juventude.

“Não me importava de ficar nua em “Pantanal”, não ligava se aquilo era pela audiência ou não. Fazia parte da história e eu estava muito integrada. Era muito jovem e não pensava nas consequências que isso poderia causar, não teve um lado racional nisso. Fiquei nua porque a Juma ficaria nua mesmo. Mas numa terceira novela depois, me pediram para ficar nua e eu me importei, me manifestei, porque realmente foi incômodo”, diz Cristiana, que acrescenta:

“Tinha problemas de autoestima naquela época, problemas com o meu corpo porque fui ex-obesa, emagreci muito. Mas a Juma tinha uma singularidade que nada dessas preocupações da Cristiana interferiam. Mas era sair do personagem e se olhar no espelho, que já não me gostava. Queria corresponder às expectativas das pessoas”, finaliza.

Além de atriz, Cristina também é empresária no ramo de beleza. Ela completou dizendo que se sente vaidosa e que não tem medo da passagem do tempo.

“Gosto de me cuidar e lido muito bem com o envelhecimento. A maturidade fez com que eu enxergasse a vida muito melhor, aproveitasse muito mais. Mas já te tive muito medo dessa passagem de tempo. Hoje, já tenho muita segurança de quem eu sou, do meu corpo, do que eu gosto e deixo de gostar. Tenho mais confiança.”