Pesquisadores da Fundaj realizam visitas técnicas a centros de artesanato e mestres artesãos no Grande Recife

O projeto busca compreender como as políticas públicas chegam aos artesãos nordestinos

Os pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) que integram a pesquisa  “Artesanato no Nordeste Hoje: políticas públicas, gestão e condição artesã”, realizam nos dias 9 e 10 de maio, o primeiro ciclo de visitas técnicas a centros de artesanatos e a mestres artesãos da Região Metropolitana do Recife. O projeto vai se debruçar sobre as condições artesãs em quatro estados da região Nordeste: Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Ceará.

Um dos coordenadores do projeto, o professor  e pesquisador da Fundação Diogo Helal, explica que a pesquisa fará uma análise multinível sobre a implementação das políticas públicas federais, estaduais e locais voltadas ao artesanato, considerando a compreensão das condições artesãs localizadas no Nordeste brasileiro. Na programação estão previstas visitas técnicas ao Centro de Artesanato de Pernambuco, no bairro do Recife, e ao Centro de Artesanato do Cabo de Santo Agostinho.

Além disso, as visitas também contemplam os ateliês dos mestres Nena (Cabo), Abias e Roberto Vital (ambos de Igarassu). “Esses artesãos são considerados mestres pelas comunidades, pelo estado. Queremos conhecer as condições artesãs deles, compreendendo o processo de produção e comercialização de suas peças”, afirma Diogo Helal. Um ponto que tem sido observado e que também será investigado pela pesquisa é o fato de que as novas gerações de filhos e netos dos mestres artesãos têm demonstrado desinteresse em seguir com essa tradição.

O “Artesanato no Nordeste Hoje: políticas públicas, gestão e condição artesã” é formado por um grupo de pesquisadores  da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Federal de Alagoas Ufal). A coordenação é dividida entre Diogo Helal, da Fundaj, e o professor Márcio Sá, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ao término dessas primeiras, no próximo dia 10 maio, será realizada uma reunião  da equipe no Campus Anísio Teixeira da Fundaj, em Apipucos.

Confira a programação:

Dia 9 de maio (segunda-feira) 

Manhã

9h – Chegada na Fundaj (Campus Anísio Teixeira, Apipucos)

9h15 – Reunião da equipe (Sala Gilberto Osório – Fundaj Apipucos)

10h30 – Chegada ao Centro de Artesanato de Pernambuco

12h30 – Almoço (Cais Rooftop Lounge)

Tarde

14h – Saída de Recife para o Cabo de Santo Agostinho

15h – Chegada ao Centro de Artesanato do Cabo / Cerâmica do Cabo

16h30 – Visita ao Mestre Nena (Cabo)

17h30 – Retorno do Cabo para a Fundaj (Campus Anísio Teixeira, Apipucos)

Dia 10 de maio (terça-feira)

Manhã

9h – Chegada na Fundaj (Campus Anísio Teixeira, Apipucos)

10h – Visita ao Mestre Abias

11h – Visita ao Mestre Roberto Vital

12h30 – Almoço (Olinda Art & Grill – Olinda, PE)

Tarde

15h – Reunião da Equipe na Fundaj (Campus Anísio Teixeira, Apipucos)

17h – Encerramento das atividades