Lula diz que imprensa destruiu sua vida e sabia que as acusações eram falsas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Lula diz que a imprensa publicou mentiras propositadamente

Deu na CNN

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT à Presidência, criticou nesta sexta-feira (29) uma “grande parte dos meios de comunicação” do país por terem, segundo ele, “destruído” sua vida ao noticiarem as acusações feitas pela Operação Lava Jato.

A declaração foi dada em entrevista à Rádio Jornal, do Recife. Ele falava sobre a conclusão do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgada na quinta-feira (28) — e antecipada pela CNN no dia anterior —, segundo a qual o ex-juiz Sergio Moro foi parcial no julgamento dos processos da Lava Jato contra o ex-presidente. O órgão também considerou que o petista teve os direitos políticos feridos ao ser impedido de participar das eleições de 2018.

DE CABEÇA ERGUIDA – Na entrevista desta sexta-feira, o ex-presidente disse não ter que “provar mais nada”, ao contrário de quem o acusou.

“A decisão da ONU, ontem [quinta-feira, 28], mostrou a falácia do que foi o processo contra mim. A decisão de não me deixar ser candidato, de me prender, ontem a ONU deu um chute nisso e mostrou a pouca vergonha que foi feito para evitar que o Lula fosse presidente da República em 2018”, disse.

Em outro momento, ele criticou seus “acusadores”, dizendo que eles induziram a imprensa brasileira a acreditar em mentiras. “O que nós queremos é restabelecer a verdade. E estou com muito orgulho aqui porque esperei seis anos em que minha vida foi destruída por uma grande parte dos meios de comunicação deste país. Vocês sabem o que eu sofri. Entretanto estou aqui de cabeça erguida e os meus acusadores, hoje, talvez tenham vergonha de sair na rua. Hoje, talvez não tenham coragem de entrar no bar para tomar cerveja porque sabem que induziram o Brasil a uma mentira”, afirmou.

MORO REPLICA – O ex-juiz federal Sérgio Moro, responsável pela condenação de Lula no caso do tríplex do Guarujá, afirma que a conclusão do comitê da ONU está equivocada, porque se baseia em “grande erro” do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou as condenações contra Lula em 2021.

Moro explicou, ainda, que Lula “não foi inocentado nem pelo STF e nem segundo o parecer da ONU”, porque sua culpa foi confirmada pelos tribunais superiores TRF-4 e STJ.

“O Mensalão do PT existiu. Fato. A roubalheira na Petrobras também, todo mundo sabe”, afirmou o ex-juiz pelas redes sociais.