Fundaj e Oficina Brennand firmam parceria

Representantes das duas instituições assinaram Acordo Técnico nesta quarta-feira (13), no campus Gilberto Freyre da Fundaj


A Fundação Joaquim Nabuco firmou uma parceria com o Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand. Nesta quarta-feira (13), o presidente da Fundaj, Antônio Campos, recebeu, em seu gabinete, a diretora presidente da Oficina Brennand, Mariana Brennand, a diretora de Operações e Finanças, Ingrid de Melo, e a diretora de Educação e Pesquisa, Gleyce Heitor, para a realização da assinatura do Termo de Cooperação Técnica. A partir da assinatura, as instituições podem promover palestras, eventos, exposições e ações culturais em conjunto.

“Temos grande satisfação em fechar essa parceria, que trará para o público novas reflexões e olhares sobre a arte e a cultura nordestinas. Somos admiradores da obra de Francisco Brennand, um homem lembrado pelos seus traços repletos de identidade. Nossa gestão tem a missão de sempre buscar novos diálogos com instituições relevantes, e essa é mais uma ação que desembocará em bons frutos”, afirmou o presidente da Fundaj, Antônio Campos.

Das primeiras atividades em conjunto, estão previstos um seminário em torno da obra de Francisco Brennand, um seminário sobre os 200 anos de independência brasileira, uma cooperação entre os programas educacionais das instituições para a troca de saberes e uma mostra de filmes no Cinema da Fundação. “Essa parceria é muito importante, pois vai gerar maior reconhecimento para a obra de Francisco, fortalecer as relações entre as instituições, difundir saberes e gerar debates enriquecedores”, afirmou a diretora presidente da Oficina, Mariana Brennand.

Durante o encontro entre os representantes das organizações no Campus Gilberto Freyre, o grupo visitou o mural “O Canavial” (1963). A obra de 14×4 e 10 metros foi produzida por Francisco Brennand para o então Museu do Açúcar na época e atualmente encontra-se instalada na fachada do Museu do Homem do Nordeste, da Fundaj, em frente aos jardins e um espelho d’água. A obra marca uma parceria que já nasceu há mais de 50 anos.

A Oficina Brennand é um museu direcionado à educação e cultura. Criado pelo artista plástico pernambucano que dá nome ao conjunto arquitetônico, Francisco Brennand, o complexo monumental apresenta, aproximadamente, 2 mil obras, entre esculturas, murais, painéis, pinturas, desenhos e objetos cerâmicos. A principal temática do espaço é a origem da vida e a eternidade das coisas.