Secretários deixam Governo para disputar as eleições

 

Ao menos sete secretários estaduais de Pernambuco e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) devem deixar os cargos para concorrer às eleições em 2022. Termina no próximo sábado o prazo de desincompatibilização concedido pela Justiça Eleitoral para quem pretende concorrer no pleito deste ano.

G1/PE apurou que, ao menos, oito integrantes do alto escalão do governo Paulo Câmara (PSB), vão sair dos cargos para disputar as vagas de deputado estadual. Além disso, há nomes que atuam no Executivo e têm candidaturas cogitadas, mas sem confirmação até a última atualização desta reportagem.

Também não houve, até a publicação deste texto, nenhum pedido formal de exoneração devido às eleições de 2022. O prazo de desincompatibilização termina exatamente seis meses antes do primeiro turno, que ocorre em 2 de outubro. Confira, abaixo, quem vai sair do alto escalão do governo de Pernambuco:

Pré-candidatos a deputado estadual

  • Claudiano Martins (PP), secretário de Desenvolvimento Agrário;
  • José Bertotti (PC do B), secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade;
  • Rodrigo Novaes (PSD), secretário de Turismo e Lazer;
  • Sileno Guedes (PSB), secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude;
  • Rodrigo Farias (PSB), secretário executivo de Articulação Institucional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico;
  • Zé Maurício (PP), secretário executivo de Relações Institucionais da Casa Civil;
  • Kaio Maniçoba (PP), presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

O nome do secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes (PDT), também foi cogitado como candidato a deputado estadual, mas a candidatura não foi confirmada.

Pré-candidato a deputado federal

  • Lucas Ramos (PSB), secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Há, ainda, especulações sobre a candidatura do ex-prefeito do Recife e secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio (PSB). No entanto, a assessoria de comunicação do secretário não confirmou a pré-candidatura dele.