O poder político – Nicolau Maquiavel

o-poder-politico---nicolau-maquiavel

      No século XV Maquiavel já deixava clara a importância da compreensão os mecanismos que cercam o homem, como fonte do entendimento de muitas dinâmicas políticas e sociais. A psicologia, cada vez mais, mostrando sua importância, na história e na vida moderna.

“O poder político é um jogo social. Neste jogo, nunca é demais repetir, não se julgam os atos pelas intenções mas pelos efeitos. Você deve aprender a julgar todas as coisas pelo preço que terá que pagar por elas. Use este critério para tudo, inclusive para saber se deve colaborar com outras pessoas ou correr em seu auxílio.

Afinal, a vida é curta, as oportunidades são poucas, e sua energia tem limite. Neste sentido, o tempo é tão importante quanto qualquer outro fator. Não desperdice tempo valioso ou paz de espírito… Para aprender a dominar o poder você deve desenvolver a capacidade de observar e compreender as pessoas.

Deve reconhecer as motivações e ver através da nuvem de poeira com que as pessoas cercam seus comportamentos. Compreender os motivos ocultos das pessoas é o maior conhecimento  de que se precisa para conquistar o poder.

As pessoas são de uma complexidade infinita e você pode passar a vida inteira observando-as sem nunca chegar a entendê-las…”

O Príncipe, Nicolau Maquiavel – 1469-1527