Fidelidade é isso aí, em cada três senadores, pelo menos um mudou de partido desde 2018

Arthur Stabile
G1 Braslia

Desde as eleies presidenciais de 2018, um total de 29 senadores mudou de partido para as eleies deste ano. Os dados foram obtidos em levantamento feito pelo G1. As mudanas equivalem a 1 troca a cada 3 integrantes da Casa, ocupada por 81 representantes – so trs por unidade federativa.

Quem mais se beneficiou foi o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro. Desde a posse, angariou 5 novos senadores e, com os 2 que j detinha (enquanto PR), pulou da 12 colocao para ser a 6 sigla com mais senadores.

MDB e PSD tambm se destacam, pois ganharam quatro membros cada um. O MDB pulou de 12 para 16 e se manteve como maior partido no Senado, enquanto o PSD foi de 7 para 11 e saiu de 3 para o 2 lugar.

At ento 2 colocado, o PSDB tinha 9 senadores e agora tem 8, o que o fez cair para a 4 posio, logo atrs do Podemos, com 9 (antes possua 5).

ALESSANDRO VIEIRA – Na semana passada, os tucanos ganharam o reforo de Alessandro Vieira, que saiu do Cidadania, depos de ter sido eleito pela Rede quatro anos atrs.

Justamente a Rede a sigla mais atingida pelo troca-troca partidrio, tendo sua bancada praticamente extinta: permanece com apenas um senador, Randolfe Rodrigues, aps ter elegido cinco em 2018.

E Randolfe hoje est ligadssimo ao PT, como um dos coordenadores da campanha presidencial de Lula.