Com Bolsonaro, Exército lança pedra fundamental de escola para sargentos

 

Foi lançada, hoje, a pedra fundamental da Nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército, que será construída em Paudalho, na Zona da Mata de Pernambuco. A solenidade conta com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), que chegou ao local em um helicóptero, às 10h20. As informações são do Portal G1/PE.

A nova escola deve ocupar uma área de 75 mil metros quadrados no distrito de Aldeia, numa região que abrange sete municípios do Grande Recife e Zona da Mata. O investimento é R$ 1,8 bilhão, sendo R$ 320 milhões do governo de Pernambuco.

Atualmente, a formação dos sargentos de carreira ocorre em estabelecimentos de ensino militar localizados em diferentes guarnições do Exército. A nova escola, no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), deve centralizar o curso e otimizar os recursos, segundo as Forças Armadas.

Em 2021, o governo de Pernambuco apresentou um projeto ao Comando do Exército para trazer ao estado a nova escola. Em outubro do ano passado, foi feito o anúncio do Alto Comando após um processo de seleção que durou dois anos. As cidades finalistas foram o Recife, Ponta Grossa (PR) e Santa Maria (RS).

A nova escola de formação vai contar com campo de tiro, vila militar e vila olímpica. Quando ela estiver pronta, a previsão é de que ocorram 2,4 mil formaturas de sargentos de carreira por ano. O curso de sargento dura cerca de dois anos.

De Pernambuco, Bolsonaro segue, à tarde, para Quixadá (CE), onde também cumpre compromissos da agenda presidencial. À noite, ele retorna para Brasília.