Num inesperado encontro no saguão do hotel, Sergio Moro e Ciro Gomes se ignoraram…

As charges de Alpino

Charge do Alpino (Yahoo Notícias)

Bela Megale
O Globo

Alvo de ataques constantes de Ciro Gomes (PDT), Sergio Moro (Podemos) teve um encontro inesperado com o adversário, recentemente. Os dois se cruzaram no lobby de um hotel em São Paulo, onde ambos costumam se hospedar. As equipes dos presenciáveis têm se esbarrado com frequência nesse hotel, localizado nos Jardins, mas essa foi a primeira vez que o encontro dos dois aconteceu por lá.

Ciro Gomes, que tem chamado o ex-juiz de “picareta”, “inimigo do Brasil” e “viúva de Bolsonaro”, entre outros adjetivos, preferiu não entrar no embate pessoalmente. Passou reto, como se não tivesse visto Moro. O ex-juiz também o ignorou.

Essa é também a estratégia da campanha de Moro sobre o pedetista. A ideia é não polarizar com Ciro, mas focar em Lula e Bolsonaro, que estão na liderança das pesquisas.

MORO NA ALEMANHA – Guerra, acordos comerciais e Amazônia. Esses são os temas principais que Sergio Moro vai abordar na sua viagem para a Alemanha, nesta semana. Nos cinco dias em que ficará no país, o ex-juiz vai se encontrar com presidentes do Partido Verde e do Partido Liberal Democrático, além de lideranças das outras legendas que dão sustentação à coalizão do primeiro-ministro Olaf Scholz.

A agenda internacional é uma tentativa de Moro de mostrar que, assim como outros presenciáveis, tem apelo e interlocução na comunidade internacional. O tour acontece depois de viagens de seus adversários ao exterior. Lula esteve há poucos dias no México e Bolsonaro foi à Rússia no mês passado.

A agenda inclui conversas na presidência e com políticos de sete partidos com assento no Parlamento Alemão, o Bundestag. Moro também se reunirá com ex-ministros do governo de Angela Merkel.

UM ANTIBOLSONARO -Nessas conversas, o ex-juiz vai se contrapor à posição neutra de Bolsonaro sobre a guerra e fazer uma condenação enfática aos ataques russos, em sintonia com a postura da Alemanha sobre o tema.

Moro também fará uma investida junto ao meio empresarial. Nessa frente, os temas prioritários serão políticas ambientais, especialmente focadas na Amazônia, para a reaproximação entre o Mercosul e a União Europeia.

O ex-juiz se reunirá com a Federação das Indústrias Alemãs, associações nacionais de comércio exterior e executivos de multinacionais. Depois, terá agendas com uma associação ligada a países árabes e com a Associação Empresarial para América Latina na Alemanha, onde vai dar uma palestra. Visita ainda uma das maiores companhias de transporte e logística marinha do mundo, em Hamburgo, para discutir a privatização dos portos.