Presidente da Fundaj, Antônio Campos, recebe medalha de honra na Folha de Pernambuco

Condecoração homenageia representantes de setores que possuem relação com a história da Usina Cucaú

O presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Antônio Campos, foi homenageado nesta terça-feira (15) na sede da Folha de Pernambuco. Ele recebeu do presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, a medalha de honra de 130 anos da Usina Cucaú, que está sendo concedida desde 2021 para representantes de diferentes instituições e setores que possuem relação com a história da Usina.

Também estiveram presentes na condecoração o diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj, Mario Helio, o diretor corporativo do Grupo EQM, Eduardo Moraes, o diretor executivo da FolhaPE, Paulo Pugliesi, a diretora administrativa, Mariana Costa, o diretor operacional, José Américo Góis, e a editora chefe, Leusa Santos.

“Não é só pela relação de amizade, mas também pela história da família, pela função de presidente da Fundação e pela relação da Fundação com o meu setor”, ressaltou Monteiro sobre a escolha de Antônio Campos como um dos homenageados com a medalha de honra.

Na ocasião, Campos presenteou Eduardo de Queiroz Monteiro com 5 fotografias da Usina Cucaú tiradas pelo vanguardista pernambucano Lula Cardoso Ayres e que fazem parte do acervo da Fundaj. Ayres viveu parte da vida na Usina Cucaú, de onde veio a inspiração para algumas de suas obras.

“Além das pinturas, gravuras e desenhos, notabiliza-se o acervo relativo ao açúcar da Fundação Joaquim Nabuco por uma riquíssima coleção de fotografias. Na verdade, mais de uma coleção, pois em diversas delas, o açúcar está registrado em imagens do patrimônio arquitetônico e, sobretudo, humano”, enfatizou Antônio Campos.

O presidente da Fundaj ainda agradeceu ao momento presenteando Monteiro com o livro “Iberotropicalismo – A Hispanidade, os Orientes e Ocidentes na obra de Gilberto Freyre”, que foi publicado pela Editora Massangana e será lançado no próximo Seminário de Tropicologia, no dia 29 de março.