Sérgio Moro anuncia que, se vencer a eleição, indicará juízes de carreira para o Supremo

Debate entre com Sergio Moro e Danilo Gentili no 6º Congresso Nacional do MBL

Moro quer acabar com as interferências políticas no STF

Fábio Zanini
Folha

O pré-candidato Sergio Moro (Podemos) disse que, caso eleito presidente, indicará dois juízes de carreira para as vagas no Supremo Tribunal Federal que serão abertas em 2023, com as aposentadorias de Ricardo Lewandowksi e Rosa Weber.

A declaração foi dada ao programa “Direto ao Ponto”, da Jovem Pan, que vai ao ar nesta segunda-feira (14), às 21h30.

Com isso, ele descarta indicar ex-integrantes da Lava Jato para a corte, como os procuradores Deltan Dallagnol e Carlos Fernando dos Santos Lima. Deltan é pré-candidato a deputado federal pelo Podemos do Paraná, enquanto Lima atualmente está no setor privado.

###
DEPUTADA DECIDE APOIAR MORO
Igor Gadelha e Gustavo Zucchi (Metrópoles)

Não é só para o PL, novo partido do presidente Jair Bolsonaro, que o União Brasil perderá parlamentares. A legenda comandada por Luciano Bivar deve perder, nos próximos dias, uma componente para o Podemos de Sergio Moro.

Integrante da ala bivarista do União, a deputada federal Dayane Pimentel (BA) já confirmou para a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, que irá se filiar à legenda e ajudar na campanha de Moro na Bahia.

Além de Dayane, o União Brasil deverá perder para o Podemos o deputado federal Kim Kataguiri (SP). O parlamentar, no entanto, é integrante da ala do partido oriunda do DEM.

 

MAIS TRÊS DEPUTADOS – Durante a janela para troca-troca partidária, a presidente do Podemos espera filiar ainda os deputados Thiago Dimas (Solidariedade-TO), Maurício Dziedricki (PTB-RS) e Raimundo Costa (PL-BA).

Já o União Brasil, até o momento, é a sigla que mais viu parlamentares deixarem suas fileiras. Segundo o site da Câmara, seis deputados já saíram do partido.

São eles: Alê Silva (Republicanos-MG), Bibo Nunes (PL-RS), Carlos Gaguim (Republicanos-TO), Luis Miranda (Republicanos-DF), Luiz Lima (PL-RJ) e Daniel Freitas (PL-SC).