Secretário assina compromisso com o Meio Ambiente no Pajeú

As políticas públicas de enfrentamento e antecipação às consequências do aquecimento global e mudanças climáticas, que afetam o mundo todo, estão na pauta principal da Secretaria de Meio Ambiente Sustentabilidade de Pernambuco. Hoje, o secretário estadual de Meio Ambiente, José Bertotii, esteve no município sertanejo de Floresta participando do Fórum Prefeitas e Prefeitos do Pajeú pelo Clima e pelas Águas, para assinar uma carta de compromisso com os 27 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Pajeú. A região vem sofrendo com os impactos ambientais que são evidenciados no aumento da frequência de eventos climáticos como secas, escassez hídrica, enchentes e recordes de temperaturas elevadas, e requer demandas por prevenção e adaptação a esses impactos climáticos e hídricos.

A carta tem como finalidade estabelecer compromissos com os municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú, que compartilham dos mesmos problemas e desafios da gestão hídrica, para a execução de ações que ajudem a melhorar a qualidade e aumentar a quantidade de água no rio e seus afluentes. De acordo com o Fórum, entre os grandes desafios da Bacia do Rio Pajeú estão os processos de degradação de suas matas ciliares por atividades humanas e agropecuárias, o assoreamento do seu leito, a poluição de suas águas pelos problemas de saneamento, a introdução de espécies exóticas que comprometem a biodiversidade e a capacidade da bacia em reter água subterrânea e recarregar o lençol freático.

“Acho que é muito importante este Fórum pelo clima e pelas águas e essa interiorização da política climática no eEstado. Demonstra a vitalidade de enfrentamento às mudanças climáticas em Pernambuco proporcionado pelo nosso Plano de Descarbonização que vai ser lançado na semana que vem na Cirsol. Eu tive a oportunidade aqui de mostrar alguns avanços da política climática, inclusive demonstrando o apoio que o Governo do Estado está dando na questão dos resíduos sólidos”, afirmou o secretário.

“Eu estou muito feliz porque Floresta está sediando este encontro. Hoje, nós estamos realizadas pela iniciativa que partiu de duas mulheres, eu e a vice-prefeita, Bia Numeriano. Quero registrar que a participação do secretário do Meio ambiente foi importantíssima. A fala dele nos trouxe esperanças, foi excelente”, afirmou a prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba.