Ao anunciar mais sanções à Russia, Biden chama Putin de ditador e afirma que presidente está ‘Isolado como jamais esteve’

bbc biden putin 01 - Ao anunciar mais sanções à Russia, Biden chama Putin de ditador e afirma que presidente está 'Isolado como jamais esteve'Joe Biden durante discurso em 1º de março de 2022 — Foto: Pool de mídia/Via BBC

O presidente americano, Joe Biden, endureceu o seu discurso contra Vladimir Putin e anunciou mais sanções à Rússia pela guerra na Ucrânia, nesta terça-feira (1º), em seu primeiro Estado da União, tradicional pronunciamento que acontece uma vez por ano no Congresso dos Estados Unidos.

“Há 6 dias, Vladimir Putin, da Rússia, achou que iria abalar as próprias fundações do mundo livre, pensando que poderia fazê-lo se curvar aos seus caminhos ameaçadores, mas ele teve um erro de cálculo, ele se deparou com o povo ucraniano”, disse Biden.
O americano citou o discurso do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ao Parlamento Europeu e agradeceu a presença da embaixadora ucraniana em Washington, Oksana Markarova, que foi aplaudida de pé por membros do Congresso e convidados.

“Estamos com o povo ucraniano”, disse Biden.

“Ao longo de nossa história, aprendemos esta lição: quando os ditadores não pagam o preço por sua agressão, eles causam mais caos”, disse Biden. “Eles continuam se movendo. E os custos e ameaças para os EUA e o mundo continuam aumentando.”
Biden defendeu a importância da diplomacia americana e da aliança militar Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), formada pelos EUA e mais 29 países. Ele disse ainda que os EUA vão proteger “cada polegada de território da Otan”.

“É por isso que a Aliança da Otan foi criada, para garantir a paz e a estabilidade na Europa após a Segunda Guerra Mundial. Os EUA são membros junto com outras 29 nações. Isso importa. A diplomacia americana é importante.”

“A guerra de Putin foi premeditada e não provocada […] Ele achou que o Ocidente e a Otan iriam se dividir. Ele pensou que poderia nos dividir. Ele estava errado”, disse o presidente dos EUA.
“Para todos os americanos, serei honesto com vocês, como sempre prometi que seria”, disse Biden. “Um ditador russo, invadindo um país estrangeiro, tem custos em todo o mundo.”

Mais sanções contra Putin

Biden anunciou o fechamento do espaço aéreo americano para voos russos e uma série de sanções econômicas “robustas” que vão “machucar”.

“Putin sabe que está isolado como jamais esteve, e nós estamos juntos. Juntos com nossos aliados estamos agora garantindo as sanções poderosas contra eles”, disse o americano

Ele garantiu, no entanto, que vai proteger empresas e consumidores americanos dos efeitos colaterais. Para isso, ele anunciou a liberação dos estoques de emergência de petróleo dos EUA e aliados. Serão ao todo 60 milhões de barris, destes, 30 milhões apenas das reservas americanas.

“E estamos prontos para fazer mais, se necessário, junto com nossos aliados”, disse Biden. “As ações vão mostrar a Putin que ele ficou mais fraco e o resto do mundo ficou mais forte.”

O presidente americano disse ainda que o Departamento de Justiça dos EUA vai investigar e punir oligarcas russos envolvidos em atividades criminosas.
“Hoje eu digo aos oligarcas russos e líderes corruptos que roubaram bilhões de dólares deste regime violento, não mais”, disse o americano. “Estamos nos unindo aos nossos aliados europeus para encontrar e apreender seus iates, apartamentos de luxo, jatos particulares. Estamos atrás de seus ganhos ilegítimos.”