Bolsonaro liga para Vladimir Putin e indica posicionamento

Presidente concedeu entrevista coletiva neste domingo

Presidente Jair Bolsonaro Foto: PR/Isac Nóbrega

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que ligou para Vladimir Putin e conversou durante duas horas com o líder russo sobre a invasão da Ucrânia. A declaração foi dada em entrevista coletiva neste domingo (27), no Guarujá, litoral de São Paulo, onde está hospedado para o feriado de Carnaval.

Sobre o conflito no Leste Europeu, Bolsonaro disse que não entraria no mérito sobre os motivos que levaram ao embate e disse também que busca apenas a paz nessa questão. Bolsonaro declarou ainda que quase a totalidade da população da região da Ucrânia era favorável à independência das regiões de Donetsk e Luhansk.

– A história mostra o que vem acontecendo, desde quando a Rússia perdeu sua cortina de ferro e aquela região mais ao Sul, há uma região específica, quase que a totalidade da população no referendo há pouco tempo era favorável a sua independência. Essas questões são particulares. A própria Ucrânia nasceu de um referendo também e nós aqui assistimos o desfecho desse embate. O que a Rússia quer é a independência dessas duas áreas. Não vou entrar no mérito, se tem razão ou se não tem. Nós buscamos apenas a paz nessa questão – afirmou.

Jair Bolsonaro em coletiva no Forte dos Andradas, no Guarujá Foto: Reprodução/YouTube Jair Bolsonaro

O presidente também afirmou que a posição do Brasil deve ser de cautela em relação ao conflito entre Rússia e Ucrânia.

– Nossa posição tem que ser de bastante cautela. Não podemos, ao tentar solucionar um caso, que é grave, ninguém é favorável a guerra em nenhum lugar do mundo, trazer problemas gravíssimos para toda a humanidade e para nosso país também, que está nesse contexto – afirmou.

– A paz é o melhor caminho para que nós fiquemos livre de uma alta considerada no preço dos combustíveis. Nós e o mundo todo – declarou.

*Com informações da AE