Ao lado de Putin, Bolsonaro defende soberania de países

 

O presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fizeram uma declaração à imprensa, hoje, após uma reunião no Kremlin. Em sua fala, Bolsonaro defendeu a soberania de países e o empenho pela paz. A viagem oficial de Bolsonaro acontece em um momento em que a Rússia está no centro de uma crise diplomática internacional. O país liderado por Putin movimentou milhares de tropas na fronteira com a Ucrânia, o que foi visto pelas potências do Ocidente como ameaça de invasão.

O encontro de Bolsonaro com Putin já estava marcado antes da escalada da crise. Para analistas políticos, o presidente brasileiro tenta inflar sua imagem posando ao lado de um poderoso líder global. Por outro lado, veem o risco de, assim, o Brasil desgastar sua imagem com aliados históricos e poderosos, como os Estados Unidos e a União Europeia, opositores de Moscou.

Nos dias que antecederam a viagem, o governo brasileiro ressaltou que a questão da Ucrânia não seria o foco da visita a Putin. Em sua fala ao lado do presidente russo, Bolsonaro não mencionou a crise diplomática. “Senhor presidente, compartilhamos de valores comuns, como a crença em Deus e a defesa da família. Também somos solidários a todos aqueles países que querem e se empenham pela paz”, disse o presidente brasileiro.

Bolsonaro enfatizou que o Brasil tem interesse em ampliar as trocas comerciais com a Rússia. Ele ressaltou o setor dos fertilizantes russos, importantes para o agronegócio brasileiro. E lembrou que os russos têm interesse em proteína animal do Brasil. O presidente ainda disse que deseja aprofundar a relação com a Rússia na área de óleo e gás em temas como exploração em águas profundas e hidrogênio. “Atribuímos elevada prioridade à dinamização da aliança tecnológica entre Brasil e Rússia”, declarou.

O presidente russo também defendeu a ampliação das relações comerciais com o Brasil. Ele lembrou da parceria nos Brics, por exemplo, grupo que reúne, além de Brasil e Rússia, China, Índia e África do Sul. “Sem dúvida, continuaremos com a cooperação no âmbito dos Brics”, disse Putin.

Ele também citou, como exemplo de laços entre os países, a escola do Teatro Bolshoi em Joinville. Putin prestou condolências às famílias de Petropólis, atingida por fortes chuvas que causaram dezenas de mortes. Em um momento de sua fala, Putin manifestou “firme compromisso com o multilateralismo e resolução de conflitos por meios diplomático e político”.