Parque da Jaqueira vai levar nome de Joaquim Francisco

A Câmara do Recife aprovou, hoje, o projeto de lei do vereador Alcides Cardoso para homenagear o ex-governador e ex-prefeito do Recife Joaquim Francisco, acrescentando o nome do ex-gestor ao do Parque da Jaqueira. Uma unidade de conservação da paisagem, o parque é uma obra do ex-governador quando estava no comando da prefeitura da capital, em 1985.

“Doutor Joaquim deixou um legado enorme para o Recife, para Pernambuco e para o Brasil. Um político honrado que conquistou o respeito dos seus adversários pela sua postura correta e pelo seu espírito público. E o Parque da Jaqueira tem sua história inteiramente ligada ao ex-governador desde a articulação para a conquista do terreno onde foi construído até a sua inauguração. E era lá que o Dr. Joaquim realizava suas caminhadas matinais, marcando uma memória afetiva. É uma merecida homenagem”, ressaltou Alcides Cardoso.

A proposta segue para sanção do prefeito João Campos (PSB). Caso seja sancionado, o local passará a se chamar “Parque da Jaqueira Governador Joaquim Francisco”. Neto do ex-governador, Carlos Eduardo Machado Neto participou do momento em que a proposta foi aprovada na Câmara.

Na justificativa do projeto de lei de número 272/2021, o parlamentar destacou o empenho de Joaquim Francisco, em seu primeiro mandato como prefeito do Recife, de transformar o terreno de um antigo sítio, que pertencia ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), no maior parque público da cidade. Essa marca só foi superada em 2014, com a entrega do Parque Urbano da Macaxeira.

Com a articulação do ex-governador, o terreno foi cedido pelo INSS à prefeitura e viabilizou a construção do parque com uma área de mais de 70 mil metros quadrados. Em 10 de março de 1985, Joaquim Francisco entregou o parque com modernos equipamentos de lazer e mais de 500 árvores frutíferas e ornamentais para a população.

Joaquim Francisco faleceu no ano passado.