Pacheco defende democracia, ciência e vacina

 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu a ciência e as vacinas e classificou como “um desafio” a defesa da democracia no ano eleitoral de 2022. Pacheco também criticou a disseminação de desinformação e fake news.

As declarações foram dadas durante discurso na sessão de abertura do ano legislativo no Congresso Nacional. Pacheco, cotado para ser candidato do PSD à Presidência, fez o pronunciamento ao lado do presidente Jair Bolsonaro, que deve disputar à reeleição pelo PL.

Ao falar sobre a pandemia, Rodrigo Pacheco destacou que as redes sociais e a velocidade dos meios de comunicação “serviram a propósitos invertidos que […] atentaram contra a saúde pública através da difusão impressionante de desinformação”.

“Apesar disso, passamos a usar máscaras na nossa rotina, nos isolamos de familiares, amigos e colegas de trabalho, esperamos ansiosos por vacinas que salvariam – e salvaram – vidas”, afirmou Pacheco.

“O poder público tem a obrigação de proteger sua população com ciência, informação, equipamentos públicos e vacina”, acrescentou o presidente do Senado.

O discurso de Pacheco contrasta com posturas do presidente Jair Bolsonaro, que, durante a pandemia, adotou posicionamentos contrários aos que eram defendidos por especialistas e autoridades em saúde. No campo da desinformação, Bolsonaro, com frequência, defendeu medicamentos e teses ineficazes contra a Covid.