Com censura e sem afeto, feministas sepultam o lirismo sadio de Chico e Nara Leão

Chico Buarque e Nara Leão - João e Maria - YouTubeEduardo Affonso
O Globo

Depois de ter sido (a contragosto) a musa da Bossa Nova e ter se lançado no projeto de ir além do barquinho e da flor, e descobrir o Brasil do morro e do sertão, Nara Leão encontrou em Chico Buarque um dos seus autores preferidos.

Dele, gravou “Olê olá”, “A banda”, “A noite dos mascarados” e “Com açúcar, com afeto” — o melhor da produção inicial daquele que viria a ser um dos maiores compositores brasileiros (se não o maior).

VISÃO FEMINISTA – Um dos momentos mais surpreendentes do excepcional documentário “O canto livre de Nara Leão” é quando, candidamente, Chico admite que renega “Com açúcar”, escrita a pedido da cantora. E não é que considere pobre a melodia, fraca a letra. As feministas não gostaram e “Vou sempre dar razão às feministas”, diz ele.

“Quando a noite enfim lhe cansa / Você vem feito criança / Pra chorar o meu perdão. (…) E ao lhe ver assim cansado / Maltrapilho e maltratado / Ainda quis me aborrecer? / Qual o quê / Logo vou esquentar seu prato / Dou um beijo em seu retrato / E abro os meus braços pra você.” Quantas mulheres não se enxergaram nesse espelho, e assim tomaram consciência da manipulação, do abuso?

“Mulher nenhuma precisa ser tratada assim”, explica Chico. Mas assim precisa ser retratada, porque essa mulher e esse homem existem, e a arte tem o papel de fazer refletir sobre a realidade.

OUTRAS VERDADES – Será que Chico vai banir do repertório a obra-prima “Toda noite ela diz pra eu não me afastar / Meia-noite ela jura eterno amor / E me aperta pra eu quase sufocar / E me morde com a boca de pavor”, em que desnuda o vazio desesperador de uma existência — e que as feministas poderão qualificar de gaslighting?

O que fará se elas descobrirem a ainda mais incisiva “Sem açúcar” (Dia útil ele me bate / Dia santo ele me alisa. / Longe dele eu tremo de amor / Na presença dele me calo / Eu de dia sou sua flor / Eu de noite sou seu cavalo)? Será uma romantização da violência?

Verão objetificação do corpo feminino em “O meu amor / Tem um jeito manso que é só seu / De me fazer rodeios / De me beijar os seios / Me beijar o ventre / Me deixar em brasa / Desfruta do meu corpo / Como se o meu corpo fosse a sua casa”?

MULHERES DE ATENAS – E se não entenderem a ironia de “Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas / Sofrem por seus maridos, poder e força de Atenas?”. Se julgarem homofóbico o “Joga pedra na Geni / Joga bosta na Geni / Ela é feita pra apanhar / Ela é boa de cuspir”?

Se resolverem investir contra a lancinante “Atrás da porta” (“Dei pra maldizer o nosso lar / Pra sujar teu nome, te humilhar / E me vingar a qualquer preço / Te adorando pelo avesso / Pra mostrar que inda sou tua”); exigirem o “Não é não” das mulheres que só dizem sim, em “Folhetim”, e o fim do desdém por Rosa (“demente, falsa, vadia, bandida, espinho cravado em minha garganta”)?

Chico passou a ver opressão onde havia lirismo, empatia e denúncia. Nara, que sempre cantou livre, recusou rótulos, desdenhou panelinhas, talvez fizesse hoje, aos 80 anos, um belíssimo disco com essas canções — e ainda encomendaria mais uma, sobre a mulher que não se dobra nem se cala.