Pernambuco aplicou vacina errada em crianças e adolescentes, revela Advocacia-Geral da União; confira quais os imunizantes e quantidade

O ministro Lewandowski, do STF, deu um prazo de 48h para estados explicarem irregularidades após pedido de liminar para suspensão da imunização.

Com 57. 147 doses da vacina contra a Covid-19 para adultos, aplicadas erroneamente em crianças e adolescentes em todo o Brasil, segundo a Advocacia-geral da União, Pernambuco surge na lista de Estados que cometeram o equívoco, como mostra os dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Os imunizantes em questão, não receberam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para serem administradas em menores de 18 anos.

Na tabela disponibilizada pelo órgão federal, em Pernambuco, cerca de 120 mil doses de imunizantes contra o Coronavírus foram aplicados equivocadamente no Estado.

AGU

AGU revela que mais de 57 mil menores receberam vacina errada contra Covid-19 em todo o Brasil e pede ao STF liminar para interromper vacinação

A AGU argumenta, em petição, que embora as informações contidas na Rede Nacional de Dados da Saúde necessitem de apuração conjunta com os estados para confirmação ou eventual correção, os números já configuram indícios suficientes para justificar a medida cautelar, pois “podem vir a revelar, nas hipóteses mais extremas, casos de negligência gravíssima na aplicação de vacinas”.

Bianco pede ainda que Lewandowski ordene estados e municípios a identificarem todas as crianças e adolescentes que receberam vacinas equivocadamente, para que sejam inseridas no sistema de farmacovigilância e tenham identificados possíveis efeitos adversos. O procedimento é uma recomendação da Anvisa.

Pesquisadores da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) ouvidos pela Agência Brasil reforçam que as chances de uma criança ter quadros graves de covid-19 superam qualquer risco de evento adverso relacionado à vacina da Pfizer. O imunizante já está em uso em crianças de 5 a 11 anos em 30 países e cerca de 10 milhões de doses foram aplicadas somente nos Estados Unidos e no Canadá.

STF

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta quarta-feira, 19 de janeiro, que os estados e o Distrito Federal se manifestem em até 48 horas sobre as supostas irregularidades apontadas pela União em relação à aplicação de vacinas contra Covid-19 em crianças.

O Ministério da Saúde declarou ter tido acesso a dados considerados “extremamente preocupantes” sobre a utilização dos imunizantes em crianças e adolescentes.

Fonte: Agência Brasil.