MP denuncia Pedro Eurico, por quebra de medida protetiva , perseguição e violência doméstica

 Do G1

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) denunciou à Justiça Pedro Eurico de Barros e Silva, ex-secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, por violência psicológica, perseguição e descumprimento de medida protetiva. Os crimes foram denunciados pela ex-esposa dele, a economista aposentada Maria Eduarda Marques de Carvalho.

A denúncia foi feita pela 10ª Promotoria de Justiça Criminal de Olinda à Vara de Violência Doméstica de Olinda, nesta sexta-feira (17). Inicialmente, o inquérito policial da Delegacia da Mulher de Paulista tinha sido encaminhado, por engano, à Central de Inquéritos de Paulista, sendo distribuído para a 7ª Promotoria de Justiça Criminal da cidade, segundo o MPPE.

Ao perceber o equívoco, ainda de acordo com o Ministério Público de Pernambuco, a 7ª Promotoria encaminhou o caso à Central de Inquéritos de Olinda, já que nenhum crime ocorreu em Paulista. Foi em Olinda, inclusive, que aconteceu o descumprimento da medida protetiva, a perseguição e o delito de violência psicológica.

Pedro Eurico também é investigado pelos crimes de lesão corporal e de estupro, mas esses teriam ocorrido no Recife. Por causa disso, a 10ª Promotoria de Justiça Criminal de Olinda encaminhou cópia do inquérito da Polícia Civil para a Central de Inquéritos da Capital, “unidade que terá atribuição para analisar os outros fatos relatados”, conforme informado pelo MPPE, em nota.

Ex-secretario também é investigado pelos crimes de lesão corporal e estupro.

Os cinco crimes citados pelo Ministério Público são os mesmos dos quais a defesa da vítima já tinha falado: estupro, lesão corporal, perseguição, violência psicológica e descumprimento de medida protetiva.

g1 entrou em contato com os advogados Márcio Jatobá e Ademar Rigueira, representantes de Maria Eduarda e Pedro Eurico, respectivamente. Ambos disseram que iriam tomar conhecimento da denúncia antes de se pronunciar.

‘Ele cuspia em mim’, diz ex-mulher do ex-secretário de Justiça Pedro Eurico