Aliados temem esvaziamento de Bolsonaro devido à polarização precoce entre Lula e Moro

Jorge Braga - 9 de julho de 2021

Charge do Jorge Braga (O Popular)

Gerson Camarotti
G1 Brasília

Interlocutores políticos do presidente Jair Bolsonaro já demonstram preocupação com a polarização precoce entre o ex-juiz Sergio Moro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a Lava Jato muito antes do período eleitoral.

O temor de aliados próximos do presidente é de que esse debate antecipado entre Lula e Moro possa esvaziar a candidatura do próprio Bolsonaro na corrida sucessória.

CASO DO TRÍPLEX – Nesta terça-feira (7), o pedido do Ministério Público Federal pelo arquivamento do processo contra Lula no caso tríplex, sob o argumento de prescrição, trouxe um embate direto entre Moro e o ex-presidente.

Numa conversa recente, o ex-juiz Moro disse que sua presença na eleição do próximo ano também teria o papel de defender o legado da Lava Jato, que passaria a sofrer ataques não só de Lula, mas também de Bolsonaro.

Até aqui, toda a estratégia de Bolsonaro era estabelecer o confronto direto com Lula. E com essa polarização, impedir o crescimento da chamada terceira via.

BOLSONARO ATACA – Mas numa “live” recente, o presidente passou a atacar Moro e disse que as trocas de mensagens entre o ex-juiz e procuradores da Lava Jato eram “vergonhosas”.

Em entrevista à “Rádio O Povo CBN”, do Ceará, Moro disse que as pessoas sabem “quem é quem”.