Especial de Natal do Porta dos Fundos mostra Jesus em prostíbulo e se torna alvo de moção de repúdio

Deputada estadual na Bahia, que se define como “serva de um Deus vivo”, entra com ação contra filme antes mesmo do lançamento

Especial de Natal da porta dos Fundos
Especial de Natal da porta dos Fundos – Foto: Divulgação
O novo especial de Natal do Porta dos Fundos — que só será lançado no dia 15 de dezembro, na plataforma de streaming Paramount+ — já se tornou alvo de ataques por parte de bolsonaristas e evangélicos nas redes sociais. Na Bahia, a deputada estadual Talita Oliveira (PSL), que se define no Instagram como “serva de um Deus vivo”, apresentou uma moção de repúdio, na Assembleia Legislativa do estado, contra o que ela define “como produto de péssima qualidade feito por quem apenas falhou na vida”.

Na última segunda-feira (6), o Porta dos Fundos divulgou o cartaz oficial e um teaser (veja abaixo), com duração de 30 segundos, adiantando alguns detalhes sobre a obra intitulada “Te prego lá fora“. Apresentada pela primeira vez em formato de animação, a produção apresenta os dilemas de Jesus (dublado por Rafael Portugal) durante a adolescência.
Assista:

Para enfrentar os desafios como um aluno novato na Escola Municipal Eva & Adão, o personagem deixa para trás o comportamento benevolente e se torna um “bad boy”, acreditando então que ninguém suspeitará que ele seja o Messias. A narrativa tem criação e redação final assinadas por Fábio Porchat.

Num dos trechos presentes no teaser, Jesus é questionado, por Lázaro, se ele guardaria uma imagem pornográfica, como o desenho dos pés de uma mulher inscrito num pergaminho. Em outra cena, Jesus vai a um prostíbulo e diz: “Isso não é de Deus”. Ao que outra pessoa afirma, apontando para uma das garotas de programa: “Na verdade, aquela mais alta ali é exclusiva de Deus”.

Quinze atores do grupo participam da produção, como dubladores. Rafael Portugal interpreta Jesus; João Vicente aparece como Barrabás; Thati Lopes faz a voz de Maria; Fábio de Luca é Lázaro; Nathalia Cruz interpreta Madalena; Estevam Nabote é Deus; Antonio Tabet aparece como Eliézer; Gregório Duvivier é Jacó; Evelyn Castro faz a voz de Daíde e João Pimenta é o personagem Tomé.

Em 2019, grupos religiosos moveram uma campanha contra o “Especial de Natal Porta dos Fundos: A primeira tentação de cristo”. Naquela versão do tradicional filme de Natal feito pelo grupo, Jesus (Gregorio Duvivier) está prestes a completar 30 anos e é surpreendido com uma festa de aniversário quando volta do deserto, acompanhado do namorado, Orlando (Fábio Porchat).

A sátira com um Jesus gay despertou a ira de alguns setores religiosos, que passaram a pedir a censura da produção. Na madrugada da véspera de Natal, em 2019, a sede da produtora, na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi alvo de um ataque e dois coquetéis-molotov foram lançados contra a fachada do imóvel.

Em janeiro de 2020, a justiça do Rio de Janeiro determinou que a produção fosse retirada do ar. Dias depois, o Supremo Tribunal Federal derrubou a decisão e liberou a exibição do especial natalino.

Desde 2013, o Porta dos Fundos publica especiais de Natal em dezembro. O filme de 2018, intitulado “Se beber, não ceie”, venceu o Emmy Internacional por melhor comédia. Na véspera da cerimônia que consagrou o filme, Fábio Porchat (que vive Jesus no especial de 2018), comemorou a indicação.