Museu promove seminário sobre Anísio Teixeira

A memória da educação pública e os desafios contemporâneos deram a tônica para as formações e atividades do Museu do Homem do Nordeste (Muhne), da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em 2021. No centro do debate, a vida e obra do educador e homem público Anísio Teixeira (1900 – 1971). Encerrando o ciclo de homenagens ao baiano, o equipamento promove, nos próximos dias 2 e 3 de dezembro, o Seminário Anísio Teixeira: educação como prioridade, com transmissão no canal da Fundaj, no YouTube.

A programação é voltada para professores, pedagogos, pesquisadores em Educação e público geral. A organização é da Divisão de Estudos Museais e da Coordenação de Ações Educativas e Comunitárias do Muhne e integra o Projeto Ano Anísio Teixeira: a educação como prioridade, idealizado pelos integrantes do equipamento a pedido da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), que, neste ano, propôs como diretriz para as ações os temas “Educação e Memória Institucional”.

“Anísio Teixeira foi um personagem proeminente na História da Educação no Brasil. Ele pensava Educação, mas era também um administrador de mão cheia. Era um gestor público”, comenta Silvia Barreto, da Divisão de Estudos Museais. “Este seminário complementa as formações internas, mas é uma ação voltada ao público geral e conta desde sua programação com convidados externos”, assiná-la, ao destacar a presença de especialista na vida do patrono da educação pública brasileira.

Foi dentro do circuito de palestras e debates citados que nasceu o livro “Anísio, Anísios Teixeira: um educador no Museu do Homem do Nordeste” (Editora Massangana), co-autoria de Sílvia Barreto com Edna Silva, coordenadora de Ações Educativas e Comunitária do Museu. O título contou com pré-lançamento na 13ª Bienal do Livro de Pernambuco e terá seu lançamento oficial neste seminário. Nele, os leitores são apresentados ao homem, mas também às contribuições do seu pensamento nos dias atuais.