Podemos, de Moro, quer rachar Centrão e tenta apoio do Republicanos na eleição de 2022

Pereira, do Republicanos, aceitou negociar com o Podemos

Andréia Sadi
G1 Brasília

O partido Podemos, comandado pela deputada paulista Renata Abreu, já busca legendas do Centrão que topem conversar com o ex-ministro Sergio Moro, de olho em sua candidatura à presidência da República em 2022. Segundo o blog apurou, o Podemos já sondou Marcos Pereira, presidente do Republicanos, sobre se ele sentaria para conversar com Moro.

Pereira não só deu sinal verde como afirma a interlocutores, de forma reservada, que, entre Lula e Moro, a “tendência do partido” seria caminhar com o ex-ministro.

NOVAS RELAÇÕES – Moro, que foi algoz de partidos do Centrão quando comandou a Lava Jato, mudou o discurso: agora, diz que existem “boas pessoas” no bloco, que tem fama de ter práticas fisiológicas.

Hoje, os principais partidos do Centrão são PP, PL e Republicanos. O PP, maior partido da base do governo Bolsonaro, foi o mais atingido pelas investigações da Lava Jato. Junto ao PL, o partido já disse que vai apoiar Bolsonaro e deve indicar a vice do presidente na chapa à reeleição. O PL, por sua vez, aguarda a filiação do presidente.

Por isso, a ideia do Podemos é rachar a trinca de apoio a Bolsonaro e tentar um acordo com o Republicanos.

PT E SEU ENTORNO – Nos bastidores, líderes do Centrão – de PP a Republicanos – repetem que gostam do ex-presidente Lula, mas temem a volta do PT e “seu entorno” ao poder. No entanto, se Lula vencer a eleição, PP e PL, apesar de não admitir oficialmente, não teriam problemas em apoiar o ex-presidente.

No caso do Republicanos, Moro tenta entrada junto à bancada evangélica, predominante na legenda. Hoje, a bancada é base de apoio a Bolsonaro.

De olho nessa aliança, a presidente Renata Abreu analisa em que campo Moro tem chances de crescer para as eleições de 2022 e integrantes do Podemos têm acenado com a pauta de costumes ao Republicanos.