Obras paradas no Agreste estão na mira da oposição

A deputada estadual Priscila Krause fiscalizou, na manhã de hoje, no Agreste, obras de três parques ambientais anunciados pelo governo de Pernambuco, ainda em 2013, no âmbito do Plano de Saneamento (PSA) do Rio Ipojuca. Em referência ao Dia do Rio, comemorado nesta quarta, a parlamentar repercutiu na tribuna da Assembleia as fiscalizações e cobrou do governador Paulo Câmara (PSB) e da secretária de Infraestrutura do Estado, Fernandha Batista, a conclusão das obras: “a secretária afirmou, há mais de dois anos, que Caruaru ganharia um parque nas dimensões do Parque da Jaqueira, mas o que encontramos lá foi o símbolo do desperdício do dinheiro público: uma obra parada, com materiais de construção se deteriorando de forma irresponsável”, registrou Priscila.

De acordo com Priscila Krause, a situação das obras do Parque Janelas para o Rio em Caruaru é “alarmante”: o prazo inicial para conclusão era fevereiro de 2020, mas as obras, que já consumiram cerca de R$ 3,0 milhões dos cofres públicos, estão paradas. “Inicialmente a gestão culpou a pandemia e agora diz que tem problemas com a empresa, que estaria sendo alvo de um processo de responsabilização para rescisão do contrato”. Segundo Priscila, a estrutura de obras já existente – que prevê, na sua conclusão, a disponibilização de anfiteatro, quiosques, deck, entre outros equipamentos – corre risco diante do abandono do canteiro. “É mais uma obra que demonstra claramente como o governo do PSB tem tratado o Agreste e o Rio Ipojuca, o terceiro mais poluído do Brasil”, acrescentou.

Em Bezerros, a deputada não encontrou obra alguma. No local onde o Parque Janelas para o Rio seria construído, no bairro de Queimada Dantas, nem mesmo os moradores têm informações sobre a obra. De acordo com Priscila, apesar de a licitação ter sido feita e o contrato assinado, falta a licença de instalação de responsabilidade da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). “Lá em Bezerros o problema também é muito sério porque o governo escolheu uma localidade de difícil acesso e não planejou a construção de uma via para que as pessoas cheguem ao parque. Parece algo fruto da completa falta de planejamento”, acrescentou. Em São Caetano, a deputada encontrou as obras em andamento, com promessa para inauguração ainda em 2021.

A construção dos Parques Janelas para o Rio em seis municípios pernambucanos (além de Caruaru, Bezerros e São Caetano, há obras prometidas em Escada e Belo Jardim, fora Gravatá, único município com o parque já inaugurado) faz parte do Programa de Saneamento da Bacia do Rio Ipojuca financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 2013. Foram pactuados o repasse de duzentos milhões de dólares para o governo de Pernambuco com objetivo de recuperar o rio através de ações de saneamento e de cidadania ambiental. “Cabe ao governo de Pernambuco explicar quais as providências serão tomadas para que os parques sejam entregues antes do fim do prazo do financiamento, o que ensejaria devolução de recursos para o Banco”, finalizou.