Petista critica preço da gasolina no Brasil com foto de Portugal

Humberto Costa usou imagem de carro que claramente não é brasileiro para criticar Bolsonaro

Humberto Costa Foto: Agência Senado/Pedro França

O senador Humberto Costa (PT-PE) publicou uma foto em suas redes sociais, na noite de sábado (6), com o objetivo de criticar o presidente Jair Bolsonaro pelo preço da gasolina praticado atualmente no Brasil. O que o parlamentar esqueceu, porém, foi de verificar a compatibilidade da imagem postada por ele com a crítica feita.

Humberto Costa falou do retrato do Brasil com carro de Portugal Foto: Reprodução/Twitter Humberto Costa

Na publicação, com a legenda “Retrato do Brasil de Bolsonaro”, o parlamentar compartilhou a foto de um carro que continha a seguinte frase colada no vidro: “Vendo carro para comprar gasolina”. O detalhe, porém, é que a imagem não teria como ser um “retrato do Brasil”, pois se tratava de um carro de Portugal.

A constatação pode ser obtida por meio de dois detalhes básicos contidos na imagem. O primeiro deles é a placa do carro, claramente distinta tanto do modelo antigo de placas quanto do novo modelo Mercosul adotado no Brasil. Com um detalhe amarelo e numerais pequenos ao final, é facilmente possível confirmar que a placa é portuguesa.

Outro detalhe que não passa despercebido é a concessionária onde o carro parece ter sido comprado. A inscrição “Carfor”, colada em um adesivo no vidro traseiro do veículo, curiosamente tem o nome de uma concessionária de veículos que fica em Lisboa, capital de Portugal.

Os dois detalhes citados acima foram, inclusive, destacados pelo empresário Otavio Fakhoury, um dos mais atacados por Humberto durante depoimento na CPI da Covid sob a acusação de compartilhar notícias falsas. No Twitter, o empreendedor ironizou a publicação do senador e questionou se “Bolsonaro também governa Portugal”.

– Senador que me acusou de espalhar “notícias falsas” está, pasmem, espalhando notícias falsas! Ou será que Bolsonaro também governa Portugal? – escreveu.

Otavio Fakhoury destacou que publicação de Humberto Costa era de carro português Foto: Reprodução/Twitter Otavio Fakhoury