Bolsonaro volta a fazer campanha antecipada em cidades onde teve grande votação em 2018

Bolsonaro participa de passeio de moto com apoiadores no Paraná | Campos  Gerais e Sul | G1

Bolsonaro comanda motociata na região de Ponta Grossa

Idiana Tomazelli
Estadão

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje que “alguns” gostariam que ele desse um “cavalo de pau” em seu governo, mas afirmou rejeitar a ideia, uma vez que a “renovação existe”. Sem detalhar o que seria exatamente esse “cavalo de pau”, Bolsonaro afirmou a apoiadores em Ponta Grossa (PR) que seu limite no cargo de presidente são oito anos – caso seja reeleito em 2022.

O chefe do Executivo participou na manhã deste sábado, 6, de nova motociata com apoiadores no Paraná. O grupo partiu da cidade de Piraí do Sul e foi até Ponta Grossa. Bolsonaro cumpre agenda na região desde ontem, quando participou de um evento fechado a convidados.

RENOVAÇÃO NA JUSTIÇA – Em discurso realizado ao final do passeio, no Centro de Eventos de Ponta Grossa, ele também disse ver possibilidades de renovação no Judiciário, principal alvo de críticas de aliados e seguidores de Bolsonaro.

Desde as manifestações de teor antidemocrático do feriado de 7 de Setembro, o presidente tem adotado um tom mais moderado para falar de política e da relação com os demais Poderes. Antes, porém, era comum desferir ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e, principalmente, a alguns de seus ministros.

“O Brasil é um grande navio, um transatlântico. Alguns querem que eu dê um cavalo de pau, não dá. A renovação existe. Um dia a prefeita vai nos deixar, eu também, o vice (prefeito), a líder…”, disse Bolsonaro, ao lado da prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD). O líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), também acompanhou o presidente no passeio.

“E no Judiciário também tem renovação”, emendou o presidente. E uma apoiadora, cuja identificação não é possível de ser feita na transmissão, reagiu gritando “não vai ter nunca”.

BOLSONARO INSISTIU – “O Judiciário também vai ter renovação. Quem se eleger presidente ano que vem indica dois ministros do Supremo no início de 2023. Vai mudando, vamos oxigenando. E nós não podemos ficar eternamente no poder, isso não é bom. O meu limite aqui são oito anos, o da prefeita são oito anos”, afirmou.

Minutos depois, no mesmo discurso, o presidente atacou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, feita pelo Senado Federal. O parecer do relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), sugeriu o indiciamento de Bolsonaro, três filhos e mais 62 pessoas pelas condutas e omissões no combate à pandemia no Brasil.

“A única acusação bombástica da CPI do (senador) Omar Aziz (presidente da comissão) foi ‘temos um presidente que é motoqueiro’”, disse Bolsonaro, imitando a voz do parlamentar. “Aquela ‘cara de capivara’ me chamando de motoqueiro. Me acusou, como se eu fosse ficar indignado”, acrescentou.

AGENDA DE RUA – A motociata deste sábado marca a retomada dos passeios do presidente com apoiadores. Desde maio, e sem contar o evento de hoje, o presidente participou de 12 encontros do tipo; este é o primeiro no Paraná.

Nas eleições de 2018, Bolsonaro foi o candidato preferencial dos moradores de Ponta Grossa já no primeiro turno, quando obteve 59,96% dos votos; o candidato do PT, Fernando Haddad, conquistou 12,01%. No segundo turno, Bolsonaro conquistou 73,75% dos votos no município.

O presidente adotou estratégia semelhante – de atender a sua base eleitoral – na última motociata em que participou, realizada em Santa Cruz do Capibaribe (PE), no dia 4 de setembro: a cidade foi a única daquele Estado em que ele conquistou a maioria dos votos ainda no primeiro turno. (Colaboraram Gustavo Queiroz E Brenda Zacharias)