Vacina brasileira em spray pode ficar pronta em 2022

 

O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor) está desenvolvendo desde o começo da pandemia de Covid-19 uma vacina em formato de spray nasal. As informações são da CNN Brasil.

De acordo com o pesquisador-chefe do estudo, Jorge Kalil, diretor do Laboratório de Imunologia do InCor e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a expectativa é que o novo imunizante esteja pronto para ser aplicado na população até o final de 2022. “Se tudo der absolutamente certo… Até o fim do ano que vem, a gente teria o spray nasal, a vacina.”

Kalil explica que, embora pareça pouco tempo, há quase dois anos uma equipe vem trabalhando diuturnamente nos estudos. “O estímulo da inovação faz com que todo mundo continue trabalhando fim de semana e direto”, complementa.

Além disso, o estudo recebeu recursos do governo, o que auxiliou na contratação de mais pesquisadores. “Nós tivemos um apoio de imediato do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que fez uma encomenda tecnológica, e nós conseguimos chamar mais gente para trabalhar conosco.”

Kalil disse à CNN que já é esperado que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faça diversos questionamentos, ainda mais se tratando de uma tecnologia nova. “Isso ocorre para a segurança de todos e até para aprimorar o nosso processo.”

Após a provação dos testes clínicos 1 e 2, a equipe terá de desenvolver um “piloto” para que no início de 2022 possam iniciar a nova fase dos estudos.

A matéria completa está disponível no site da CNN Brasil.