Sismógrafo judaico. Por Meraldo Zisman

Por Meraldo Zisman

Sismógrafo é um instrumento que detecta, amplia e registra as vibrações da Terra, sejam elas provocadas por processos naturais ou pelo Homem.

Meu pai e eu criamos o vocábulo “sismógrafo judaico”, para explicar a judaica premonição dos ‘pogroms’, que atua como se fosse uma espécie de sismógrafo interno. Os judeus ouviam, sentiam, cheiravam que o ar que respiravam tornava-se diferente, e até o relinchar dos cavalos dos cossacos ficava mais alto e nervoso.

Confesso que não simpatizo com a comparação do que ocorre no Brasil com o que está acontecendo nos Estados Unidos, por saber que escravidão branda não existe – como almejava o nosso grande sociólogo Gilberto Freyre.  Dito isso, seja no Brasil ou na América do Norte, a escravidão, servidão, cativeiro, é sujeição desumana que atinge todas as sociedades em qualquer lugar do Mundo. É a forma aguda do preconceito.

Temos muito o que crescer intelectualmente, não basta criar cotas ou empregar repórteres de todas as tonalidades da pele humana mais escurinhas, ou menos, ou mais preta, nos canais de TV.

É preciso modificar a mentalidade, psicoeconômica (saúde emocional e econômica), brasileira; é preciso modificar a mentalidade frívola de nossas elites.

No Brasil, continuo afirmando, enquanto não resgatarem os negros, mestiços, mulatos e índios da escravidão não sairemos do subdesenvolvimento.

Não sei o que sinto em relação a quem diz não haver preconceito racial em nosso meio, atualmente. Peço piedade, pois são idiotas ou alienados. Ao tentarmos esconder essa verdade de nós, é bom lembrar que o que se recalca é caminho certo para a angústia nacional e a exclusão voluntária no campo da consciência de certas ideias, sentimentos e desejos que o indivíduo não quer admitir, mas que continuam a fazer parte de nossa vida psíquica, podendo dar origem a graves distúrbios. Recalcamentos emocionais são perigosos para nossa saúde dita mental. Denotam um mecanismo intelectual de defesa contra ideias que sejam incompatíveis com o eu.

Daí dizer que o escravo pode se alforriar e ficar livre, enquanto o senhor — o dono do escrevo— jamais se libertará da escravidão que acalentou.

 “A escrava pegou a filhinha nascida/ Nas costas. E se atirou no “rio” Paraíba, para que a criança não fosse judiada, confira na poesia SENHORA (Pau- Brasil de Oswald de Andrade 1890 – 1954).

Aos que argumentam que o racismo era comum na época, respondo que comum não significa hegemônico, mas devemos todos lutar contra o preconceito, seja sob qual forma se apresente no decorrer dos Tempos.

Será que herdei um sismógrafo, por ser de origem judaica?

__________________________________________________________

Meraldo Zisman – Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Alvaro Ferraz.