PSDB: Presidenciáveis participam de debate das prévias

O ex-prefeito de Manaus e ex-senador Arthur Virgílio Neto, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o governador de São Paulo, João Doria, participaram, hoje, do primeiro debate das prévias internas do PSDB para escolha do candidato à Presidência da República nas eleições de 2022.

O debate foi organizado pelos jornais “O Globo” e “Valor” e foi mediado pela jornalista Vera Magalhães. Ao todo, serão realizados três debates para as prévias presidenciais organizados por veículos de comunicação.

As prévias do partido acontecem em 21 de novembro. Caso nenhum candidato tenha a maioria absoluta dos votos, haverá segundo turno em 28 de novembro

Os pré-candidatos estavam sem máscaras, após testarem negativo para a Covid-19 e ficaram separados por telas de acrílico.

O debate foi dividido em quatro blocos:

  • No primeiro bloco, foram duas rodadas de perguntas entre os pré-candidatos com tema livre. Cada candidato realizou duas perguntas e também respondeu duas vezes;
  • No segundo bloco, os candidatos responderam perguntas feitas por seis jornalistas com temas escolhidos pelos profissionais da imprensa;
  • No terceiro bloco, também foram realizadas duas rodadas de perguntas feitas por seis jornalistas com tema escolhido pelo próprio jornalista;
  • O quarto bloco teve duas rodadas de perguntas entre os pré-candidatos definidos por ordem de sorteio, com direito a réplica e tréplica.

Podem participar das prévias todos os filiados ao PSDB filiados até 31 de maio.

A votação será presencial para prefeitos e vice-prefeitos; deputados estaduais e distritais; governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, senadores da República e deputados federais.

Já para os demais filiados, inclusive vereadores, poderão votar pelo aplicativo PSDB Prévias. É preciso fazer o cadastramento no sistema eleitoral eletrônico fornecido pelo PSDB e se habilitar para votar.