Deputado sai em defesa da exposição de animais

 

O risco da não realização da Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados deste ano, revelada na última sexta-feira pela Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC), levou o deputado estadual Álvaro Porto (PTB) a encaminhar, hoje, indicação com apelo e cobrança ao Governo de Pernambuco para que seja assegurado o apoio necessário à edição do evento. Segundo a SNC, a incerteza do incentivo oficial e a falta de manutenção do Parque do Cordeiro apontam para o desinteresse do estado na realização da exposição.

O deputado também entrou em contato com o presidente da SNC, Delmiro Gouveia, se colocando à disposição do setor agropecuário para colaborar no que for preciso para a volta do evento que, no ano passado, por conta das limitações da pandemia, não aconteceu. “Vamos unir esforços, abrir o diálogo, destravar o que for preciso e buscar soluções para a viabilização do evento”, diz.

A previsão é que este ano a exposição fosse realizada de 6 a 15 de novembro. No entanto, a SNC já enviou quatro ofícios ao Governo de Pernambuco, repassou o rígido protocolo sanitário que criou para o evento e encaminhou a demanda à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, mas não obteve resposta.

De acordo com Porto, o setor, assim como tantos outros, vem enfrentando dificuldades desde 2020 e este ano conta com a exposição para a retomada de negócios. “Temos a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste e a terceira do país, que reúne criadores de 17 estados brasileiros e movimenta em torno de R$ 30 milhões em negócios”, diz, acrescentando que já houve exposições em Alagoas, Paraíba e foi confirmada a Festa do Boi, no Rio Grande do Norte, em novembro.

“A exposição é um investimento que gera negócios para os produtores e retorno certo para a economia do estado”, afirma. “Grandes e pequenos produtores têm ali uma vitrine para seus rebanhos e produtos e, principalmente, possibilidades de negócios que podem garantir a recuperação de fôlego financeiro”, completa. A indicação foi protocolada junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e endereçada ao governador Paulo Câmara.