Exposição de Animais está ameaçada de não ser realizada

A tradicional Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados pode não acontecer em 2021. Promovida pela Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC), a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste e a terceira do Brasil ainda não recebeu o apoio do Governo em sua 79ª edição. Além disso, o Parque de Exposições do Cordeiro está abandonado e sem manutenção.

O planejamento da SNC era de promover a Exposição de 6 a 15 de novembro. Porém, não houve resposta aos contatos feitos com o Governo do Estado. “Enviamos quatro ofícios ao Governo de Pernambuco desde o dia 30 de agosto. Encaminhamos a demanda ao Secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Martins Filho, e não tivemos retorno. Mandamos também para a Casa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Comitê de Prevenção ao Coronavírus. Não houve resposta”, afirmou Delmiro Gouveia, presidente da Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC).

Em 2020, a Exposição não foi realizada por conta da pandemia. Neste ano, porém, um protocolo foi montado para que o evento pudesse ser realizado. A SNC preparou um planejamento para a segurança sanitária, que também não foi respondido pelo Governo. “Infelizmente, o Estado não tem interesse em promover a 79ª Exposição de Animais. Além disso, o Parque de Exposições está abandonado, deteriorado por falta de manutenção do Governo de Pernambuco”, completou Delmiro.

Ainda de acordo com Delmiro Gouveia, outros estados já estão realizando feiras e exposições seguindo os protocolos. Portanto, há condições de promover também em Pernambuco. “Já houve exposições em Alagoas, Paraíba e foi confirmada a Festa do Boi, no Rio Grande do Norte, em novembro. Mas não há apoio para o setor agropecuário em Pernambuco. O agronegócio foi responsável por 27% do PIB brasileiro mesmo na pandemia. E, ainda assim, o Governo do Estado fecha os olhos para o setor”, pontuou.