Facebook prejudica crianças e democracia, afirma ex-gerente

Frances Haugen prestou depoimento ao Senado dos Estados Unidos nesta terça-feira

Frances Haugen, ex-gerente do Facebook Foto: EFE/EPA/Drew Angerer/POOL

A ex-gerente de produtos do Facebook, Frances Haugen, prestou depoimento nesta terça-feira (5) ao Senado dos Estados Unidos para pedir a regulamentação da empresa.

Durante a audiência, que aconteceu um dia após o apagão mundial que afetou bilhões de usuários, Haugen disse acreditar que os produtos da plataforma “prejudicam as crianças” e “enfraquecem a democracia”.

– Acredito que os produtos do Facebook prejudicam as crianças, intensificam a divisão e enfraquecem a nossa democracia. É preciso que o Congresso aja. Essa crise não será resolvida sem a sua ajuda – afirmou.

A ex-gerente testemunhou no Capitólio após vazar para as autoridades americanas e para o jornal Wall Street Journal documentos internos que detalham como o Facebook sabia que seus sites eram potencialmente prejudiciais à saúde mental dos jovens. Em sua fala, Haugen alertou para o risco de não se criar novas defesas contra a plataforma.

– A empresa esconde intencionalmente informações essenciais aos usuários, ao governo dos Estados Unidos e aos governos do mundo todo. A gravidade desta crise exige que saiamos das nossas estruturas regulatórias anteriores – protestou.

Haugen, que já trabalhou para empresas como Google e Pinterest, disse no último domingo (3) ao programa de notícias 60 Minutes, da emissora americana CBS News, que o Facebook é “substancialmente pior” que tudo o que ela já viu. Durante a entrevista, Haugen acusou o Facebook de “colocar os lucros acima da segurança” e disse que “agiu para ajudar a incentivar mudanças”.