Senadores acionam o STF para exigir sabatina de Mendonça

Alessandro Vieira quer que a Corte ‘obrigue’ Davi Alcolumbre a marcar a data da sabatina

Senadores vão ao STF para obrigar Alcolumbre a marcar sabatina de André Mendonça Foto: STF/SCO/Dorivan Marinho

Nesta quinta-feira (16), o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) utilizou as redes sociais para informou que acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar o presidente da Comissão de Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a marcar a data da sabatina de André Mendonça. Em sua conta do Twitter, o parlamentar disse que ingressou com um mandado de segurança junto ao senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) .

Ex-advogado-geral da União, Mendonça foi indicado em julho pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio de Mello no STF. Mas, desde então, seu nome não passou pelo primeiro passo para ingressar na Corte. Ele aguarda que o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (DEM-AP), marque a data da sabatina.

Ao falar sobre a iniciativa, Alessandro Vieira disse não existir um “motivo republicano” na demora de Alcolumbre em definir a data.

– Junto com o senador Jorge Kajuru, apresentei Mandado de Segurança no STF contra o senador Davi Alcolumbre, que, na condição de presidente da CCJ, se recusa a marcar a sabatina do indicado pelo presidente para a vaga no Supremo. Não existe motivo republicano para esta conduta – disse Vieira.