Setor de serviços cresce 1,7% em junho e acumula alta de 9,5% no 1º semestre, diz IBGE

O setor de serviços cresceu 1,7% em junho em comparação com o mês anterior. A alta marca o fortalecimento da recuperação do setor, que conseguiu recuperar o nível pré-pandemia no mês de maio.

Também acumula um crescimento de 9,5% no 1º semestre de 2021. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (12) pelo IBGE.

Com o resultado de junho, serviços conseguiu crescer em relação ao pré-pandemia. O setor teve crescimento de 2,4% comparado a fevereiro de 2020. É o patamar mais elevado do índice desde maio de 2016.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, junho de 2021 teve alta de 21,1% – na comparação que não considera os ajustes sazonais. Em 12 meses, o acumulado é de 0,4%.

O crescimento foi impulsionado pelos serviços prestados às famílias, que cresceram 8,1% em junho comparado à maio. A principal alta dentro da categoria foi na área de hotéis e restaurantes.

Mas os serviços de informação e comunicação também tiveram alta, de 2,5% e atingiram o ponto mais alto de sua série desde janeiro de 2011. Os serviços audiovisuais foram que possibilitaram a marca, com um crescimento de 12%.