Ciro Gomes ataca Lula e o PT por se mostrarem solidários a uma ditadura como a de Cuba

ciro gomes veja

Ciro Gomes poupa Bolsonaro e faz um ataque pesado a Lula

Lauro Jardim
O Globo

Num vídeo de quatro minutos, intitulado “Cuba para os cubanos”, que está postado nesta sexta-feira, dia 17, Ciro Gomes tenta mais uma vez trafegar no caminho do meio.

Critica tanto o PT e Lula (“Sua política externa é marcada por velho tipo de esquerdismo, que no Brasil se acocorava diante do capital; e fora do Brasil encenava um terceiro mundismo barulhento, vistoso e inconsequente, com desculpas às ditaduras”) quanto os EUA, quando se posiciona contra o bloqueio econômico e “contra o intervencionismo contumaz dos americanos”.

Ciro prega a autodeterminação “do povo cubano” para resolver seus problemas. Mas, ao contrário de Lula que nunca conseguiu chamar o regime cubano pelo que ele é, Ciro diz com todas as letras que a ilha é uma ditadura — algo que seria óbvio e nem precisaria ser discutido, mas no Brasil ainda é tema de debates.

###
O PRÓXIMO DEBATE DA TERCEIRA VIA
Guilherme Amado
 (Metrópoles)

O Centro de Liderança Pública (CLP) e o Estadão organizam em 12 de agosto um novo debate com presidenciáveis que disputam a terceira via. Ciro Gomes (PDT), Luiz Henrique Mandetta (DEM)  e Eduardo Leite (PSDB), que participaram do primeiro debate, já estão novamente confirmados.

João Doria, que não foi ao primeiro, em junho, para focar nas prévias do PSDB, também é dúvida no próximo, porque o governador de SP fará uma cirurgia de hérnia em agosto.

Falta confirmar também a presença de outros presidenciáveis, como Simone Tebet, do MDB), e Rodrigo Pacheco, do PSD.