Oposição tentará derrubar voto auditável nesta sexta-feira

Articulação ocorre após reunião com o ministro Luís Roberto Barroso

Proposta do voto impresso e auditável tramita em comissão especial na Câmara dos Deputados Foto: TSE/Secom/Antonio Augusto

A Comissão Especial da Câmara que analisa a proposta de voto impresso e auditável vai se reunir nesta sexta-feira (16) com o objetivo de rejeitar o texto. A reunião foi articulada por um conjunto de 18 deputados titulares e um suplente do colegiado, todos resistentes à ideia de mudar o atual sistema da urna eletrônica.

Autor do requerimento que permitiu a reunião e titular do grupo que vai votar o texto, o deputado Hildo Rocha (MDB-MA) afirmou que os votos para rejeitar a ideia são maioria na comissão.

– A maioria dos membros entende que não teremos tempo para implantar o voto impresso no ano que vem – disse Rocha ao Estadão.

Em reunião com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, partidos adversários da proposta de emenda à Constituição (PEC) concordaram em barrar sua aprovação. Depois de fechar questão contra a medida no encontro com Barroso, no fim de junho, dirigentes de 11 partidos substituíram integrantes favoráveis à proposta na comissão especial por parlamentares alinhados à orientação do comando das legendas.

A PEC do voto impresso e auditável é uma das principais bandeiras políticas do presidente Jair Bolsonaro, que já deu declarações consideradas golpistas ao dizer que “ou fazemos eleições limpas ou não temos eleições”. A Comissão Especial da Câmara discute justamente um texto proposto pela deputada Bia Kicis (PSL-DF), aliada do presidente. Além disso, o colegiado tem Filipe Barros como relator e Paulo Eduardo Martins (PSC-PR) como presidente, ambos também apoiadores de Bolsonaro.

*AE