Uma das mais prestigiosas premiações do mundo, o Prêmio Pulitzer divulgou nesta sexta-feira, 11, os seus vencedores em cinco categorias de livros: ficção, história, biografia, poesia e não ficção. Veja a lista dos vencedores:

Ficção

“The Night Watchman” (A noite dos vigilantes), de  Louise Erdrich

O  romance acompanha membros do povo Chippewa na década de 1950, quando o congresso americano idealizou um projeto de lei para “emancipar” os indígenas de suas terras e afiliações tribais. O personagem-título foi inspirado no avô de Erdrich, que enviou cartas volumosas a Washington em um esforço para salvar sua tribo. O crítico do New York Times chamou o livro de um épico magistral que leva seu poder de testemunho a todas as páginas”.

História

“Franchise: The Golden Arches in Black America” (Franquias: os arcos dourados na América Negra), de Marcia Chatelain

Professora de história em Georgetown, Chatelain oferece uma visão dos intrincados laços entre o gigante da fast-food e as comunidades negras – e como seus relacionamentos eram cheios de compromissos e contradições. Em resenha publicada no New York Times, a crítica Jennifer Szalai chamou o livro de “impressionantemente judicioso”, acrescentando que o “senso de perspectiva de Chatelain dá a esteimportante livro um núcleo empático e também uma amplitude analítica, já que ela traça uma distinção crucial entre atores individuais, que muitas vezes são submetidos a tanto escrutínio e adivinhação, e sistemas maiores, que raramente são submetidos o suficiente.”

Biografia

“The Dead Are Arising: The Life of Malcolm X” (Os mortos estão surgindo), de Les Payne e Tamara Payne

A biografia, que também ganhou o Prêmio Nacional do Livro de não ficção, levou décadas para ser concluída. Les Payne morreu em 2018, deixando sua filha e pesquisadora principal, Tamara, para terminar a tarefa. “Ninguém escreveu um relato mais poético” da vida de Malcolm X”, disse o crítico do New York Times, elogiando o livro pela reconstrução dos principais eventos da vida do ativista afro-americano.

Poesia

“Postcolonial Love Poem” (Poema do amor pos-colonial), de Natalie Diaz

É o segundo livro de Natalie Diaz, que afirma uma forma clássica – o poema de amor – e centra as experiências de mulheres queer de cor. O New York Times elogiou a “exuberância extrema da linguagem que Diaz usa, especialmente sobre amor, sexo e desejo”.

Não ficção

“Wilmington’s Lie: The Murderous Coup of 1898 and the Rise of White Supremacy” (A mentira de Wilmington: o mortífero golpe de 19898 e a ascensão da supremacia branca), de David Zucchino

O  livro conta a história esquecida de um golpe contra um governo multirracial eleito na Carolina do Norte, rastreando os esforços dos supremacistas brancos para estabelecer o governo branco em Wilmington enquanto detalha o ataque sangrento aos residentes negros da cidade. Mais de 60 pessoas morreram e Zucchino traz a história para o presente, entrevistando descendentes dos perpetradores e aqueles que sofreram o impacto da agressão.